Espiritismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A temática que envolve este estudo tem um forte apelo em várias áreas de pesquisa, talvez por uma abrangência interligada a elementos históricos, antropológicos, sociais, econômicos,entre outras áreas muito conceituadas.
Logo, o desafio parece ser muito maior que o de realizar uma pesquisa que se volte ao aspecto teológico relacionado a todos os outros, sem deixar deaprofundar cada um deles.
Contudo, ao perceber que a expressão religiosa, mais elaborada no sentido teológico, é essencialmente manifestação de vida, daí sentimos a necessidade emdelimitar quais os processos de aprofundamento para algo que têm, ao mesmo tempo, a abrangência do assunto nestes contextos e o específico relacionado a eles.
Assim, encontramos na diversidadeda religiosidade afro-brasileira e a realidade da mesma como uma afirmação relacionada de modo peculiar no cotidiano de cada pessoa, comunidade e povo que faz da sua experiência uma buscade identificação e identidade religiosa e cultural.
Porém, como se daria este aspecto relacionado com a afirmação de uma identidade? Esta dissertação trilha caminhos de diálogoteológico investigativo para questões ligadas ao viés cultural em torno de expressões de fé e do discurso das demais ciências, na abordagem com a própria sabedoria de cada tradição religiosaancestral.
Mesmo dissertando dentro do horizonte de pesquisa limitado à região sul do Brasil, atendo-se mais a ela, não se pode restringir falar de uma localidade apenas, por isso não éobjeto de dessa investigação o aspecto exclusivo da territorialidade.
No entanto, intriga-nos nesta temática uma leitura teológica latino-americana, ciente do fato da densidade, amplitude eprofundidade das realidades, diferenças, contradições, incoerências e riquezas deste contexto assim não podemos abarcá-lo enquanto projeto epistemológico, e nem será a nossa intenção aqui.
tracking img