Espinha bifida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2593 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceito de Espina Bífida:

A espina bífida é uma deficiência que causa disfunção motora, e significa espina separada ou dividida.
Esta divisão dá-se nas primeiras semanas da gravidez, quando a medula, está em formação, não se fechando correctamente, o que faz com que os bebés apresentem os nervos expostos e vértebras danificadas, o que se sucede é que o tecido nervoso saí através desse mesmoorifício, formando uma espécie de bolsa, onde está inserida a medula espinal (desprotegida).
Apesar de ser mais comum, encontrar-se na região lombar, a espina bífida pode ocorrer em qualquer zona da coluna vertebral.
Apesar de todas as complicações associadas a esta doença as crianças portadoras de espina Bífida, podem apresentar dificuldades: de coordenação, aprendizagem, controlo musculare mobilidade.
A protecção que envolve a medula espinal, onde se verifica a falta dela na espina bífida, provoca deficiências neurológicas, distúrbios sensitivos (falta de sensibilidade e de movimentação), más formações ósseas (geralmente nos membros inferiores).
A falta de controlo no sistema excretor, e a hidrocefalia (aumento do perímetro cefálico – cabeça), estão presentes em 80% doscasos com mielomeningoncele (tipo de espina bífida, mais comum).

Tipos de Espina Bífida:

Existem três tipos de espina bífida:
* Oculta:
É quando há uma deformação que se caracteriza por um problema na união do arco posterior da vértebra, que normalmente não está acompanhada de alterações aparentes das estruturas contidas no canal vertebral. Esta alteração pode não ser percebida durante avida inteira do indivíduo e vir a ser relacionada a problemas neuromusculares ou esqueléticos.
* Meningocele:
Neste tipo de deformação é apresentada uma solução de continuidade do arco posterior juntamente com uma herniação das meninges e a produção de um saco no qual se encontra um líquido. Esta deformidade pode vir acompanhada de alterações neuromusculares.
* Mielomeningoncele:
Estaforma é a mais grave de espina bífida. Esta deformação vem acompanhada da herniação dos envoltórios da Medula Espinhal juntamente com estruturas nervosas. Habitualmente encontra-se associada a uma mielodisplasia ou uma hidromielia, causando uma grave disfunção neuromuscular distal.


Problemas associados:
Hidrocefalia

No interior do cérebro existem espaços chamados de ventrículos que sãocavidades naturais que se comunicam entre si e são preenchidas pelo líquido cefalorraquidiano.
A hidrocefalia ocorre quando o líquido da medula não pode circular normalmente, o que acontece em cerca de 90% das crianças com espina bífida. O líquido acumula-se no cérebro e, caso não seja controlado, pode provocar o surgimento de graves consequências. Esta situação soluciona-se introduzindocirurgicamente um tubo fino com uma válvula de pressão no interior dos ventrículos cerebrais. Esta técnica, basicamente, controla a hidrocefalia, ficando direccionado o líquido para a cavidade abdominal ou para uma veia no pescoço, que leva ao coração.


A associação do defeito da medula com a hidrocefalia determina problemas secundários de gravidade variável dependendo do nível da lesão e do grau dedesenvolvimento neurológico.

Bexiga Neurogénica

A bexiga neurogénica consiste na perda do funcionamento normal da bexiga provocada por lesões de uma parte do sistema nervoso.
Uma bexiga neurogénica pode ter origem numa doença, numa ferida ou num defeito de nascença que afeta o cérebro, a espinal medula ou os nervos que se dirigem para a bexiga, para o seu orifício de saída ou esfíncter (aabertura da bexiga para o interior da uretra) ou para ambos.
Uma bexiga neurogénica pode ser de baixa actividade (hipotónica, sendo incapaz de se contrair e de esvaziar bem) ou pode ser hiperactiva (espástica, esvaziando-se então por reflexos incontrolados).
Uma bexiga hipotónica, geralmente é o resultado da interrupção dos nervos locais que a estimulam. A causa mais frequente nas crianças é...
tracking img