Espermograma varicocele

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1057 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Espermograma

O líquido seminal é a parte do sêmen sem espermatozóides, é composto por secreções da vesícula seminal (80%), próstata e glândula bulbouretral, além de muito escasso componente proveniente do epidídimo e testículos . O plasma seminal dos humanos contém um complexo de componentes orgânicos e inorgânicos. O plasma seminal fornece um meio nutritivo e protegido paraos espermatozóide produzidos no testículo durante as suas jornadas até o trato reprodutivo feminino. Podendo conter espermatozóides em alguns casos.

Quanto às características físico-químicas das amostras, pode-se observar o volume e o pH médio. O líquido seminal tem aspecto gelatinoso, cor branca opalescente. Porém, sua aparência pode ser menos opaca, se a concentração de espermatozóides for muitobaixa, ou de cor castanha, quando células vermelhas do sangue estiverem presentes.

É um exame indicado na avaliação inicial da infertilidade masculina. Usado também para controle da vasectomia.
Instruções
• Abstinência sexual de 3 a 5 dias (paciente não deve ejacular de maneira nenhuma )
• Lavar e secar a genitália
• A amostra deve ser colhida por automasturbação em frascoestéril de vidro ou plástico de boca larga, com cuidado para que não haja perda de material.
• Não é liberado nenhum tipo de lubrificante, água ou sabão.
• Coito interrompido também não é aceitável como um método de coleta, pois a primeira porção do ejaculado, que normalmente contém maior concentração de espermatozoides, pode ser perdido.
• Não colher em preservativos
• Aamostra deve ser coletada numa sala particular no laboratório. Se em todo o caso isso não for possível, ela deve ser entregue ao laboratório em menos de uma hora.
• Colher todo o líquido
• Transportar o frasco com material preferencialmente junto ao corpo, para tentar manter em temperatura corporal.
O paciente que tiver exames de urina e espermograma juntos deve colher primeiramente aurina
Paciente vasectomisado não precisas de abstinência, porque não se avalia volume da amostra, somente a presença de espermatozóides viáveis. Os exames de citologia, bacterioscopia e clamídia no esperma, não precisam de abstinência sexual nem jejum alimentar.
As alterações presentes no ejaculado humano são:

Liquefação: O sêmen normal se liquefaz em 60 minutos em temperaturaambiente, embora isso normalmente ocorra em 15 minutos. Em alguns casos a liquefação completa não ocorre em 60 minutos e isto pode indicar uma disfunção da próstata.

Aparência/cor: A amostra seminal deve ser imediatamente analisada após liquefação. Uma amostra normal tem uma aparência homogênea e uma cor cinza opalescente. Pode parecer menos opaca se a concentração seminal for muito baixa ou sehouver ausência de espermatozóides; avermelhada pode indicar sangue no sêmen, câncer de próstata ou prostatite; amarelada sugere infecção. Alterações podem ocorrer com grandes períodos de abstinência.

Volume: O volume do ejaculado normal é de 2,0 a 5,0 ml. Um volume acima de 5,0 ml é suspeito de infecção aguda nas glândulas anexas, grandes períodos de abstinência ou uso de antibióticos. Quandoinferior a 1,5 ml é sugestivo de processo inflamatório crônico, ejaculação retrógrada, anormalidades de glândulas sexuais acessórias, obstrução de ducto ejaculatório ou agenesia, hipoplasia de vesículas seminais, mas também pode ser ocasionado por erro de coleta.

Viscosidade: A viscosidade ou consistência da amostra liquefeita será classificada como normal quando gotas são formadas. No caso deviscosidade anormal verifica-se no processo de gotejamento a formação de um filamento de mais de 2 cm. O aumento da consistência pode estar relacionado com disfunção





Varicocele

É definida como dilatações e tortuosidades das veias do plexo pampiniforme, levando a alterações na temperatura, oxigenação, nutrição e liberação de radicais livres nas células testiculares, que podem...
tracking img