Espere para dar o próximo passo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VOCÊ S/A - 09/02/2010
ESPERE PARA DAR O PRÓXIMO PASSO.
O colunista Gustavo Cerbasi recomenda manter um padrão de vida abaixo de sua faixa de remuneração
Há alguns dias, eufórico, meu sobrinho me procurou com a boa notícia: aos 15 anos, foi contratado como jogador profissional de um grande time de futebol. Ele então queria orientações sobre como gastar o dinheiro de forma inteligente, poisacredita que está com a vida feita. E foi logo prometendo comprar videogame, minicarro e camisas oficiais para os irmãos.

Após algumas perguntas minhas e poucos minutos de reflexão, os irmãos já não estavam tão felizes, pois recomendei cancelar os presentes. Meu sobrinho acabara de levar um banho de água fria. Perguntei: “E se você quebrar a perna e se aposentar logo na primeira temporada? Querenda está garantida até o final de sua carreira? Ao se aposentar, daqui a 20 anos, qual será seu patrimônio?”. Ele começa a carreira com um salário mínimo e garantias de receber um piso crescente até os 35 anos de idade, caso se mantenha ativo. Pensa em poupar 100 reais mensais e torrar o resto.

Viva um passo atrás da sua condição financeira

À medida que for ganhando mais, poupará mais. Oproblema seria se sua carreira estagnasse. Propus a ele começar a poupar 100% do novo salário e viver da mesma forma que vive hoje (com a mesada do pai), até obter o primeiro aumento. Passando a ganhar dois salários mínimos, a recomendação é adotar um padrão de vida que custe apenas um salário. Ou seja, ele deve ignorar o passo dado e assumir o padrão de vida que poderia ser assumido agora apenasdepois do próximo aumento. Ao fazer isso, considerando o piso pago pelo clube, ele chegaria aos 35 anos com um patrimônio de cerca de 4 milhões de reais.

Se estagnasse em dois salários mínimos e continuasse poupando metade da renda, se aposentaria com um patrimônio de cerca de 200 000 reais, suficientes para montar um pequeno negócio. Pense bem nas escolhas que decorrem de cada novo passo dadona carreira. A maioria dos que estão com problemas financeiros iniciou sua história triste em uma celebração de sucesso seguida de más escolhas. Para obter segurança, não há receita mais simples do que viver um passo atrás de suas possibilidades financeiras.

Gustavo Cerbasi é consultor financeiro pessoal, sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro e autor do livro CasaisInteligentes Enriquecem Juntos. www.maisdinheiro.com.br

AVALIAÇÃO DE MIM MESMO?
O colunista Luiz Carlos Cabrera mostra como avaliar o seu progresso na carreira e na vida
Como avalio o meu progresso nos últimos anos? Esta é uma pergunta que um mentor costuma receber e para a qual eu gostaria muito de poder ajudar você, leitor, a obter uma resposta. Para começar, é importante conceituarmos queexistem três grandes áreas de progresso: a material, a intelectual e a espiritual. Começando a avaliação pelo mais concreto, que é o progresso material, basta definir um horizonte de tempo — os últimos cinco anos — e verificar o que você acumulou.

Aqui, contam os bens que adquiriu. É como se você estivesse preenchendo a declaração de Importo de Renda, mas com a lembrança de cada vitória econquista. Já o progresso intelectual complica um pouco. Pense e responda: quantos livros você leu nos últimos dois anos? Nunca me esqueço que, ao terminar meu curso de extensão em administração, em 1975, na University of Southern California, em Los Angeles, nos Estados Unidos, tive o privilégio de ter o Peter Drucker como paraninfo. Ao final da palestra, eu perguntei o que deveria ler para ser um bomprofissional na área de recursos humanos.

Avalie seu progresso intelectual, material e espiritual

Ele, do alto de sua sabedoria, respondeu: “Recomendo que você estude muito filosofia e história”. Só depois percebi a profundidade do conselho. Outra medida do progresso intelectual é avaliar se as pessoas à sua volta estão evoluindo. Não existe crescimento intelectual sem compartilhamento....
tracking img