Esperan A De Paz Jesus Perante Pilatos

5038 palavras 21 páginas
LUCIANE GALVÃO1

RESUMO
O presente texto tem por objetivo analisar a perícope que encontra-se no evangelho segundo escreveu São Marcos, capítulo quinze, versículos de um à quarenta e quatro. O objetivo é, além de abordar a figura política, social e espiritual de Jesus Cristo no contexto de sua época, tratará, também, a cultura judaica com cunho religioso, suas expectativas com relação ao
Messias, os subgrupos formados a partir do judaísmo e o que os diferencia. Outros pontos que serão trabalhados giram em torno da figura de Pôncio Pilatos: sua história, suas influências e o seu governo; os entraves enfrentados por Pilatos ao receber Jesus, a influência de seu cargo político em relação à sua decisão e as consequências psicológicas e espirituais desenvolvidas na vida deste personagem. Esses pontos têm o objetivo de conduzir a análise sobre a razão pela qual esse povo colocou a esperança em Pôncio Pilatos e clamou a execução de Jesus.
PALAVRAS-CHAVE: Política, social, cultura judaica, Messias, Pôncio Pilatos.

ESPERANÇA DE PAZ:
Jesus perante Pilatos para ser julgado
Perícope – E entregaram Jesus a Pilatos
E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o
Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos. (Evangelho segundo São Marcos, capítulo 15, versículo 1)
Forma grega - καì eύθύς πρωί συµβουλιον ποιήσαντες οι απχιεπεις µετα των πρεσβυτερων και γραµµατέων και ολον το συνέδριον δήσαντες τον 'Ιησουν απήνεγκαν και πρεδωκαν Πιλατω

1

Aluna da disciplina de Exegese do Novo Testamento, do segundo semestre de 2014, na Faculdade Teológica
Batista Central de Brasília.

1

Tradução livre – E imediatamente de manhã, na presença do Conselho, os principais sacerdotes, os anciãos, os escribas e todo o Sinédrio, após render Jesus, o entregaram na presença de Pilatos.
TABELAS
Verbos

Entregar, julgar, acusar, levar.

Substantivos Pilatos, sacerdotes, anciãos, escribas, Sinédrio, Conselho

INTRODUÇÃO

Relacionados

  • Es15 T
    66935 palavras | 268 páginas
  • Como ler jornais
    93431 palavras | 374 páginas
  • Maias
    241246 palavras | 965 páginas
  • 56496150 Comando Vermelho A Historia Secreta Do Crime Organizado 1994 CARLOS AMORIM
    98971 palavras | 396 páginas