Espelhos planos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1461 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROBSON DE OLIVEIRA FONSECA JUNIOR
JOSÉ MARIA CAMPELO FILHO

-------------------------------------------------
ESPELHOS PLANOS

Relatório apresentado a disciplina de Física experimental II do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Estácio Radial de Curitiba
Profa Aleksandra Gouveia Santos Gomes da Silva
Turma - 3001

CURITIBA
27/05/2012Sumário

Resumo…………………………………………………………………….. 3
Objetivo ……………………………………………………………………..4
Introdução………………………………………………………………….. 5
Equipamentos / Materiais…………………………………………………7
Metodos Aplicados…………………………………………………………7
Resultado……………………………………………………………………10
Conclusão…………………………………………………………………...10
Bibliografia…………………………………………………………………..10

RESUMO
Espelhos Planos
Quando a superfície de separação entre dois meiospermitir que a maior parte da luz seja refletida e essa reflexão for regular, dizemos que a superfície entre os dois meios se constitui num espelho.
A reflexão da luz é um dos fenômenos mais comuns envolvendo a propagação da luz. A reflexão ocorre quando a luz incide sobre a superfície de separação entre dois meios com propriedades distintas. A reflexibilidade é a tendência dos raios de voltarempara o mesmo meio de onde vieram.
Quando a luz incide sobre uma superfície separando dois meios, podem ocorrer dois fenômenos distintos: reflexão da luz e refração da luz. Parte da luz volta e se propaga no mesmo meio no qual a luz incide (a reflexão da luz). A outra parte da luz passa de um meio para o outro propagando-se nesse segundo. A esse último fenômeno (no qual a luz passa de um meio para ooutro) damos o nome de refração da luz.

Os dois fenômenos ocorrem concomitantemente. Pode haver predominância de um fenômeno sobre o outro. Que fenômeno predominará vai depender das condições da incidência e da natureza dos dois meios.

Se a superfície de separação entre os dois meios for plana (por exemplo, superfície de um metal) e polida (uma superfície regular) então a um feixe incidente deraios luminosos paralelos corresponderá um feixe refletido de raios luminosos igualmente paralelos. A reflexão nesse caso será denominada de regular.

Se a superfície de separação apresentar rugosidades a reflexão será difusa. A luz será espalhada em todas as direções. Se considerarmos um feixe de raios luminosos incidentes paralelos, os raios refletidos irão tomar as mais diversas direções. Agrande maioria dos objetos reflete a luz de uma maneira difusa. Isso nos permite vê-lo de qualquer posição que nos situarmos em relação a ele.

Parte da luz é absorvida pelo objeto. Diferentes materiais absorvem luz de forma diferente e por isso vemos objetos das mais variadas cores.

Objetivo:
Concluir que o raio refletido está contido no plano formado entre o raio incidente e a reta normal àsuperfície polida do espelho, no ponto de incidência;
Identificar e descrever as leis de reflexão;
Conceituar a imagem virtual;
Reconhecer as características de uma imagem formada em um espelho plano;
Na associação de dois espelhos planos validar a equação que relaciona o ângulo entre eles e o numero de imagens formadas.


Introdução:
Para entendermos as leis que regem o fenômeno da reflexão precisamosintroduzir as definições de planos de incidência da reflexão e ângulos de incidência. Quando o raio de luz incidir sobre a superfície de separação entre dois meios, ela o fará num ponto P sobre a superfície. Por um ponto qualquer de uma superfície podemos fazer passar uma reta que fura o plano e que é perpendicular a ele. Só existe uma tal reta (reta N, normal à superfície).

O ângulo formadopelo raio (i) incidente e a reta normal (N) é o ângulo de incidência (representado por î ).

Para o raio refletido (r) se aplica uma definição análoga. O ângulo de reflexão (r) é o ângulo formado pelo raio refletido e a reta normal N.

O plano formado pelo raio incidente (ou a reta que o contém) e a reta normal, é o plano de incidência. Analogamente, o plano de reflexão é o plano que contém o...
tracking img