espelho espelho meu

Páginas: 18 (4368 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Revista Brasileira de Política Internacional
Print version ISSN 0034-7329
Rev. bras. polít. int. vol.53 no.1 Brasília Jan./July 2010
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-73292010000100007 
ARTIGO
 
Cuba após a Guerra Fria: mudanças econômicas, nova agenda diplomática e o limitado diálogo com os EUA
 
Cuba after the Cold War: economic change, new diplomatic agenda and the limited dialoguewith the United States
 
 
Maurício Santoro
Professor de Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro – FGV-RJ (mauriciosantoro1978@gmail.com)
 
 

RESUMO
Cuba passou por muitas transformações após a Guerra Fria. A economia está mais diversificada e o país logrou escapar do isolamento internacional, estabelecendo parcerias com China, União Européia e América Latina.Além disso, a transformação na comunidade cubano-americana coloca em posições de influência ativistas mais jovens, com maior disposição para o diálogo com os Estados Unidos, inclusive em temas comerciais. Contudo, é difícil que as negociações avancem em pontos controversos, pela relutância de Havana em liberalizar o regime político.
Palavras-chave: Cuba; comércio exterior; política externa.ABSTRACT
Cuba has undergone several transformations after the Cold War. The economy has become more diversified and the country has been able to overcome international isolation, and in so doing establish partnerships with China, the European Union and Latin America. In addition, the changes in the Cuban-American community have put younger activists who are more willing to enter into dialogue withthe United States, on such matters for example as foreign trade. However, it is difficult for the negotiations to solve more controversial points because of the continued reluctance of Havana to liberalize the political regime.
Key-words: Cuba; foreign trade; foreign policy.

 
 
Introdução
Este texto analisa as transformações econômicas em Cuba após a Guerra Fria. O fim da URSS forçou o paísa uma radical reorientação de sua economia, buscando novas formas de inserção no mercado internacional – basicamente, o incentivo ao turismo e à iniciativa privada estrangeira para compensar a perda dos subsídios soviéticos. Contudo, as reformas não se traduziram em abertura política. A transmissão de poder de Fidel para Raúl Castro representa inclusive o retrocesso na limitada liberalizaçãonesse campo.
Em seguida, o artigo examina a reorientação da agenda diplomática cubana durante o mesmo período, com o aprofundamento dos vínculos com União Européia, China, Canadá e os países da América Latina. Apesar dos problemas que persistem para a economia de Cuba e para a qualidade de vida de sua população, a conclusão das duas seções é que o governo da ilha foi bem-sucedido em evitar o colapsodo regime socialista e em articular uma nova rede de aliados internacionais, que lhe dá algum espaço de manobra para as complexas negociações com os Estados Unidos.
Por fim, o artigo examina as perspectivas do diálogo entre Havana e Washington na presidência de Barack Obama, com ceticismo quanto a avanços significativos nos temas mais controversos, como o embargo econômico, mas otimista no quediz respeito a acordos pontuais em questões de menor impacto, que podem pavimentar o caminho rumo a entendimentos mais ambiciosos. Estas transformações são baseadas na comunidade cubano-americana, que passa por mudanças geracionais, com a gradual substituição dos antigos líderes, que viveram o trauma da Revolução de 1959 e do exílio, pela nova leva de jovens dirigentes, mais pragmáticos diante dapossibilidade de acordos com o governo de Cuba. É fundamental compreender o papel desses novos atores para entender as possibilidades das negociações diplomáticas.
 
As mudanças econômicas durante o período especial
O termo "Período Especial em Tempos de Paz" é a expressão usada pelo governo cubano para definir a época entre 1990 e 2005, quando a economia da ilha passou pelo choque mais brutal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Espelho
  • Espelhos
  • Espelho
  • O espelho
  • Espelho
  • espelho
  • espelhos
  • Espelhos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!