Espectroscopia rotovibracional

2067 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
INSTITUTO DE QUÍMICA
QF 732-LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL II

“Espectro Eletrônico de Absorção de I2”

Grupo 20: Gabriela Bicaleto Superti RA: 061042 Nathália Cristina Becker RA: 063380

09 de Junho de 2011.
1. Introdução

Espectros eletrônicos são obtidos a partir da interação da radiação na região espectroscópica do ultravioleta/visível com a molécula a ser analisada. Sabe-se que transições eletrônicas são energeticamente mais intensas do que transições rotacionais e também vibracionais, pois a diferença de energia entre níveis é superior. Assim, espera-se que as transições rotacionais e vibracionais estejam presentes no espectro analisado, que envolve transições eletrônicas.
Pode-se ilustrar curvas de energia potencial típicas de moléculas diatômmicas. Os níveis vibracionais estão evidenciados na Figura 1, enquanto os rotacionais são omitidos por terem um espaçamento muito pequeno:

A Figura 1 mostra curvas de energia potencial eletrônica típicas de moléculas diatômicas. Na figura, observa-se os níveis eletrônicos e diversos níveis vibracionais. Os níveis rotacionais não são omitidos pois são muito pouco espaçados para serem mostrados na figura.

Figura 1: Curvas de energia potencial mostrando os níveis eletrônicos e vibracionais.

Neste experimento, analisaremos a estrutura vibracional associada com a transição do estado fundamental X (1g) ao segundo estado excitado B (3+0u).
Como uma primeira aproximação, pode-se escrever a energia de uma molécula como a soma de sua energia translacional, rotacional, vibracional e eletrônica. Porém, como argumentado anteriormente, as energias translacionais e rotacionais poder ser ignoradas pois são muito pequenas em relação as demais, e então pode-se concluir que:

Etotal = Evibracional + Eeletronica

Relacionados