Espectrometro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE UNIÃO DAS AMÉRICAS
UNIAMÉRICA



ALCIDES RABELO

FOZ DO IGUAÇU

2012

Química Analítica Qualitativa
Prof. Fernando Augusto de Freitas

Relatório de trabalho requerido:

Discutir a lei de Lambert-Beer.
Relacionar os valores de pH obtidos com o papel indicador de pH e aqueles
obtidos com o pHmetro.Calcular a concentração molar de todas as
substânciasutilizadas, nas respectivas diluições efetuadas.
Relacionar o pH esperado com o pH encontrado
(explicando os prováveis motivos da discordância).
entender e explicar como é feita a leitura das fitas de medição de pH e quais
os princípios químicos usados nessas fitas

1- Lambert-Beer
(Lei de Beer ou ainda lei de Beer–Lambert–Bouguer) relaciona a absorção da luz (radiaçãoeletromagnética em geral) com as propriedades do material pela qual a luz esta passando.
Essa lei diz que existe uma dependência logarítmica entre a transmissão (ou transmissividade), T, da luz através de uma substancia e o produto da entre o coeficiente de absorção da substancia, , a distancia que a luz percorre dentro de substancia (caminho percorrido), l. O coeficiente de absorção pode ser escritocomo um produto entre uma grandeza chamada de absortividade molar dos absorvedores, ε, e a concentração, c. A absortividade molar esta associado com transições eletrônicas, rotacionais ou vibracionais de cada espécie considerada podendo ser considerada como uma “impressão digital” de cada espécie química. O coeficiente de absorção pode ser definido também como um produto entro uma seção de choquede absorção, σ, e a densidade numérica N de absorvedores.
Para líquidos, estas relações podem são mais comumente escritas como
Enquanto que para gases e sólidos, e em particular, para estudos físicos, físicos-quimicos e espectroscópicos elas também podem ser escritas
Como:
Onde 0 e I são a intensidade da radiação incidente Σ |

Transmitância
Se passarmos um feixe de luz deintensidade conhecida (Io)
através de uma amostra e medirmos a intensidade da luz que
emergiu, podemos calcular a transmitância (T) desta amostra da
seguinte forma: T = I / Io , isto é, a razão de luz que atravessa a
amostra.

Para uma solução com transmitância de 100% a Absorbância é zero e se toda a luz for absorvida a transmitância é 0 e a absorbância é infinita!

A lei de Lambert-Beer podeser expressa pela equação:
A = ebc
* A - é a absorbância (adimensional, A = log10 P0/P),
| Por que se usa a Absorbância ao invés da Transmitância em análises quantitativas? |
Porque, (até um limite de concentração) existe uma relação linear entre a absorbância e a concentração da substância absorvente. Portanto, mantendo-se o caminho óptico constante, pode-se determinar a concentraçãode uma espécie em solução, através da medida de absorbância.
Na prática, um gráfico de calibração (absorbância versus concentração), da espécie de interesse é construída com o uso de soluções padrão (de concentração conhecida) e a concentração da amostra que se quer analisar é determinada pela interpolação da leitura de absorbância no gráfico de calibração.
No entanto a relação não é linear paraaltas concentrações. Por isso é importante definir a faixa de concentração adequada para medidas quantitativas, na qual a relação entre absorbância e concentração é linear.
| Por isso uma regra prática em Química Analítica é evitar fazer leituras com absorbância maior que 1, ou seja, construir a curva de calibração com valores de absorbância menor que 1. |

Unidades
Se a concentração, c, éexpressa em termos da fração molar, i.e., um fração dimensional, a absortividade molar, ε, assume a mesma dimensão do coeficiente de absorção, ou seja, 1/m. Entretanto, se a concentração for expressa em moles por unidade de volume, a absortividade molar ε, será expressapor cm-1 L mol-1 ou m2/mol (no sistema internacional). De forma sintética podemos escrever as equações anteriores para...
tracking img