espectrometro de co4

360 palavras 2 páginas
PLANO DE AULA – ABHYANGA

“A bem-aventurança do Si Mesmo é estável e uniforme, mas a mente, em virtude da sua natureza volúvel, passa num instante da alegria à tristeza e ambas coisas, portanto, devem ser encaradas como criações da mente”
Pancadasi, XIII-74

DESCRIÇÃO:
Abhyanga significa, em sânscrito, untar, friccionar com óleo. Abhyanga pode ser aplicado pela própria pessoa como automassagem, por um praticante ou, sincronicamente, por dois ou mais praticantes. A ênfase está mais em nutrir a pele. O óleo, ao penetrar a pele, nutre os tecidos (dhatus) e as toxinas são liberadas.
A massagem aumenta a circulação dos fluidos vitais e o metabolismo celular.
Em Ayurveda, acredita-se que dores são causadas pela obstrução do fluxo de prana (energia vital) pelos canais Nadis. Na massagem, o calor é gerado pela fricção que faz com que os ares do corpo (vayu) se expandam e se movam. A circulação desses vayu pelos siras alivia as dores e tensões.
Em Ayurveda a massagem é recomendada como prática diária. Assim como seguimos rotina de comer, dormir e se exercitar, deve-se receber massagem para ajudar a descarregar as toxinas do corpo.
Abhyanga promove uma respiração mais profunda e natural, nutre os 7 dhatus (tecidos) e equilibra os três doshas (humores); aumenta a imunidade; melhora a digestão e leva a um sono mais profundo e tranquilo; remove o estresse e tensão, dando mais vigor e vitalidade, ajudando assim no processo de rejuvenescimento.

PASSOS DA MASSAGEM:

Decúbito ventral

Besunte
Relaxamento
Perna e coxa
Besunte
Ativação dos Nadis
Alongamento
Costas
Besunte (costas e braços)
Ativação dos Nadis
Relaxamento dos mm. Paravertebrais bilateral
Crochetagem na coluna
Relaxamento dos mm. Paravertebrais unilateral
Relaxamento com as mãos
Pescoço
Besunte
Relaxamento dos mm. Paravertebrais bilateral
Crochetagem na coluna

Decúbito dorsal:
Coxa
Besunte
Ativação dos Nadis
Alongamento
Abdome
Besunte
Deslizamento para baixo

Relacionados

  • Engenharia de software
    125493 palavras | 502 páginas