Espectrofotometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A espectrometria de absorção molecular é baseada na medida da transmitância T ou da absorbância A de soluções contidas em células transparentes com caminhoóptico de b cm. Geralmente, a concentração de um analito que absorve a radiação está relacionada linearmente com a absorbância, como mostra a lei de Beer:
A=-logT=logP0P=εbc Eq 1

Medidas de transmitância e de absorbância
A transmitância e a absorbância, geralmente não podem ser medidas no laboratório porque a solução doanalito deve estar em um recipiente transparente, ou célula. O fenômeno de reflexão ocorre na interface ar-superfície e também na interface parede-solução. Aatenuação do feixe resultante é substancial, cerca de 8,5% do feixe de luz amarela são perdidos por reflexão ao passar através de uma célula de vidro que contémágua. Além disso, a atenuação do feixe pode ocorrer como consequência do espalhamento de moléculas grandes e, algumas vezes, da absorção pelas paredes dorecipiente. Para compensar esses efeitos, a potência do feixe transmitido pela solução do analito é geralmente comparada com a potência do feixe transmitido por umacélula idêntica contendo apenas o solvente. Uma transmitância e uma absorbância experimentais próximas da transmitância e da absorbância verdadeiras são, então,obtidas com o uso das equações
T=PsoluçãoPsolvente≈PP0
A=logPsolventePsolução≈logP0P
Os termos P0 e P, daqui em diante, estão associados à potência da radiação apóssua passagem através de uma célula contendo as soluções de solvente e do analito, respectivamente.
Lei de Beer
A Eq 1 representa a lei de Beer. Esta relação
tracking img