Espectrofotometria

ESPECTROFOTOMETRIA
É uma técnica que estuda a absorção da radiação eletromagnética pelos compostos; a condição fundamental para que essa absorção ocorra, é que no composto existam dois níveis deenergia separados por uma quantidade ∆E de energia, matematicamente:
∆E=hv, onde h=6,63. 10-34 J.s (constante de Planck)
A energia que interessa na espectrofotometria é a que resulta da distribuiçãodos elétrons nos vários orbitais d e uma molécula. Quando a molécula absorve energia, um elétron passa de um nível de mais baixa energia, para um de mais alta energia; ou seja, os elétrons sãoexcitados. E assim, ocorre a transferência da energia transportada pela radiação para toda a molécula.
Cada substância absorve a radiação de maneira diferente, ou seja, cada comprimento de onda (λ) queuma substância absorve é peculiar de sua estrutura, formando, assim, uma curva característica chamada espectro de absorção.
É importante destacar que nem toda a radiação que incide em uma substânciaé transmitida ou absorvida. Podem ocorrer outros fenômenos como reflexão, refração e espelhamento. Ou seja, somente uma parte da energia incidente é transmitida pelo material. As informações sobre aradiação absorvida ou transmitida podem ser retiradas através do conhecimento relativo às intensidades da radiação incidente e transmitida.
RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA E /SEU ESPECTRO
A relação entrefrequência e comprimento de onda da radiação é dada por:
λv=C
A energia absorvida por um composto para excitar elétrons, e consequentemente, os mesmos mudarem de nível, é dada por:
∆E=hv , mas, v=Chentão ∆E= hCλ
As regiões do espectro eletromagnético que influenciam no estudo das radiações eletromagnéticas são a ultravioleta e a da luz visível, que é a região em que se concentra a maiorparte da radiação que incide na superfície terrestre.
A LEI DE LAMBERT-BEER
A parte absorvida da luz incidente depende da espessura da cubeta, da concentração do composto e de sua natureza química....
tracking img