Espectrofotometria na regi o UV RESUMO

530 palavras 3 páginas
Espectrofotometria na região UV-VIS do espectro eletromagnético é uma das técnicas analíticas mais empregadas, em função de robustez, custo relativamente baixo e grande número de aplicações desenvolvidas.
Por meio da espectrofotometria, componentes desconhecidos de uma solução podem ser identificados por seus espectros característicos ao ultravioleta, visível, ou infravermelho.

Quando um feixe de luz monocromática atravessa uma solução com moléculas absorventes, parte da luz é absorvida pela solução e o restante é transmitido. A absorção de luz depende basicamente da concentração das moléculas absorventes e da espessura da solução – caminho óptico.

Propriedades da luz
Absorção, reflexão e transmissão
Quando a luz chega a um objeto, diferentes coisas podem acontecer: a luz pode ser absorvida, pode ser refletida ou pode ser transmitida através do objeto. Em geral, acontece uma combinação destas coisas.
Absorção
Quando a luz chega a uma superfície ou objeto, ele pode absorver toda ou parte dessa luz. Na gráfica embaixo vemos como um objeto negro absorve toda a luz.
Reflexão
A reflexão acontece quando a luz chega a um objeto e rebota ou reflete, em parte ou totalmente, esse objeto. A luz pode ser refletida de maneira especular (direta) ou difusa.
1. Reflexão especular: é produzida quando a luz reflete de uma superfície lisa, por exemplo, um espelho. A luz vai refletir no meso ângulo no qual incide/chega a essa superfície. Lei da reflexão.
2. Reflexão difusa: é produzida quando a luz chega a uma superfície ou objeto que tem textura, por exemplo, uma parede com textura.
Transmissão
A transmissão acontece quando a luz atravessa uma superfície ou objeto. Tem três tipos de transmissão: direta, difusa ou seletiva.
1. Transmissão direta: acontece quando a luz atravessa um objeto e não se produzem câmbios na direção ou qualidade dessa luz. Por exemplo, um vidro ou o ar.
2. Transmissão difusa: se produz quando a luz passa através de um objeto transparente ou semitransparente

Relacionados