Espectrofotometria de absorção atômica

Páginas: 6 (1295 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
1- Objetivos da experiência
Primeiramente determinar a concentração de cobre em amostra sintética utilizando um espectrofotômetro de absorção atômica. Em seguida determinar, por espectrofotometria de absorção atômica a concentração de cobre presente em determinado tipo de aguardente. Em ambos os experimentos será feita a determinação, além dos padrões preparados, de uma amostra desconhecidafornecida pelo professor.

2- Introdução

A espectrofotometria de absorção atômica é um método que visa a identificação e quantificação de íons metálicos em diversos tipos de amostra. Este método analítico tem por vantagem a utilização dos átomos no estado fundamental gasoso. "Átomos no “estado fundamental” são capazes de absorver energia luminosa de um comprimento de onda específico,alcançando um “estado excitado”. Aumentando-se o número de átomos presentes no caminho ótico pode-se aumentar a quantidade de radiação absorvida. Medindo-se a variação da quantidade de luz transmitida, pode-se realizar uma determinação quantitativa do analito presente.” (<http://www.ifrj.edu.br/webfm_send/545> Acessado em: 18 de setembro, 18h30min)
O método é realizado a partir da utilização de umespectrofotômetro de absorção atômica, que conta com uma lâmpada de catodo ôco, que é feita a partir do elemento que se pretende analizar. A luz emitida por este elemento é também por ele absorvido quando em seu estado fundamental gasoso, a maneira na qual ele se encontra na chama. "O átomo pode absorver radiação somente do comprimento de onda específico correspondente a energia para ocorrertransição eletrônica. Desde que o mesmo tipo de átomo é utilizado na construção da lâmpada de catodo ôco, a emissão da
lâmpada é exatamente do mesmo comprimento de onda para absorção pelo mesmo tipo de átomo na chama."

A chama é formada através de um combustível e um comburente, e o conteúdo da amostra depois de aspirado, é submetido à esta chama, ficando assim, em seu estado fundamental gasoso.Antes de entrar em contato com a chama, porém, a amostra é submetida ao nebulizador, fazendo com que as partículas fiquem ainda menores antes de penetrar a chama.
A grande desvantagem da técnica, é a perda do material, que ocorre através do dreno em um volume aproximado de 85% da amostra. (Machado, Rogério. Apostila: Análise Instrumental – Teoria)

3- Parte experimental
3.1- Equipamento:Espectrofotômetro de absorção atômica da marca VARIAN,
Modelo AA-1275
“Sistema Ótico de simples feixe, opera em modo Absorção e Emissão de chama (sem lâmpadas).Torre para lâmpadas codificadas ou não, engate rápido (sem cabos elétricos pendentes e conectores externos), com pré-alinhamento igual para todas as lâmpadas. Montagem do monocromador “Czerny Turner”, com faixa de 185-900 nm. Câmara denebulização de fácil troca, com engate rápido sem tubulações suspensas, ajuste de perola de impacto externo mesmo com a chama acesa para melhor otimização de sensibilidade, de acordo com diferenças de viscosidade e tensão superficial, dreno para efluentes líquidos e vapores, acoplado junto com a própria câmara. Nebulizador com fluxo ajustável, com capilar em Pt/Ir e Venturi em Tântalo. QueimadorUniversal para chama Ar-Acetileno, com 10 cm de caminho ótico. Ótica montada em chassis ótico tridimensional em liga de Alumínio fundido, independente do equipamento, selado e blindado.” Disponível em: < http://www.chronion.com.br/especatomica.php > . Acessado em: 19 de setembro de 2011 às 17h35min.
3.2- Reagentes e vidraria:

* Solução padrão preparada por diluição com HNO3 0,010 mol/Lde uma solução padrão estoque de 100 mg/L de Cu(II)
* Solução estoque de 100 mg/L de Cobre
* Amostra de aguardente (Pirassununga 51)
* Água deionizada
* Balões volumétricos de 50 mL
* Pipeta graduada de 5,0 mL
* Pipeta graduada de 10,0 mL
* Béqueres de 100,0 mL
* Pipetas de Pasteur
3.3 – Procedimento:
Para a determinação de cobre em amostra sintética foram...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • espectrofotometria de absorção atômica
  • ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO E EMISSÃO ATÔMICA
  • Absorção atomica
  • ABSORÇÃO ATÔMICA
  • absorção atomica
  • Absorçao atomica
  • Absorção Atômica
  • Absorção atômica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!