Espectro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA SALZANO VIEIRA DA CUNHA
CURSTO TÉCNICO DE QUÍMICA
ANÁLISE QUIMÍCA

PRÁTICAS DE ESPECTROFOTOMETRIA

ANA KARINA DE BARROS CHRIST (03)
TURMA 1411

Novo Hamburgo, 02 de agosto de 2011
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1 O Espectro Eletromagnético
A região ultravioleta do espectro é geralmente considerada na faixa de 200 a 400 nm, e a região do visível entre 400a 800 nm. As energias correspondentes a essas regiões são ao redor de 150 a 72 k.cal.mol-1 na região ultravioleta, e 72 a 36 k.cal.mol-1 para a região visível. Energias dessa magnitude correspondem, muitas vezes, à diferença entre estados eletrônicos de muitas moléculas.
A absorção da região visível e ultravioleta depende, em primeiro lugar, do número e do arranjo dos elétrons nasmoléculas ou íons absorventes. Como conseqüência, o pico de absorção pode ser correlacionado com o tipo de ligação que existe na espécie que está sendo estudada.
[pic]
1.2 As ondas eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas que formam o espectro diferem-se uma das outras pela freqüência de propagação e pela forma como são produzidas. As freqüências são tão diferentes que algumas ondas não interagem coma matéria, outras interagem a nível molecular, outras até em nível subatômico.

1.3 Princípios da Espectrofotometria
A espectrofotometria visível e ultravioleta é um dos métodos analíticos mais usados nas determinações analíticas em diversas áreas. É aplicada para determinações de compostos orgânicos e inorgânicos, como, por exemplo, na identificação do princípio ativo de fármacos.A espectroscopia de absorção molecular é valiosa para a identificação dos grupos funcionais na molécula. Mais importante, entretanto, são as aplicações da espectroscopia de absorção visível/ ultravioleta para a determinação quantitativa de compostos contendo grupos absorventes.

1.3.1 Absorbância e transmitância
Quando a radiação interage com um objeto, pode ser refletida, absorvida oumesmo transmitida (no caso de objetos transparentes). Em geral a parte absorvida é transformada em calor ou em algum outro tipo de energia e a parte refletida se espalha pelo espaço. O fator que mede a capacidade de um objeto de refletir a energia radiante indica a sua refletância, enquanto que a capacidade de absorver energia radiante é indicada pela sua absorbância e, da mesma forma, acapacidade de transmitir energia radiante é indicada pela sua transmitância. Certamente um objeto escuro e opaco tem um valor baixo para a refletância, alto para a absorbância e nulo para a transmitância. A refletância, absorbância e a transmitância costumam ser expressas em percentagem (ou por um número entre 0 e 1).
Observe a figura seguinte:
[pic]
Ela representa uma intensidade de luz atingindo umacubeta com amostra e outra intensidade saindo do recipiente. Note que a intensidade inicial é maior, isso ocorre porque a amostra absorveu parte da energia. Sabe-se que quanto maior a concentração da amostra, maior a absorção da luz.
A absorção da região visível e ultravioleta depende principalmente do número e do arranjo dos elétrons nas moléculas ou íons absorventes. Como conseqüência, o picode absorção pode ser relacionado com o tipo de ligação que existe na espécie que está sendo estudada.
Além da absorbância, pode-se também medir a capacidade de transmitir energia radiante, denominada transmitância. Ao passar um feixe de luz de intensidade conhecida (Io) através de uma amostra e medir-se a intensidade da luz que emergiu.A transmitância (T) da amostra pode ser calculada conformea seguinte relação: T = I t / Io

1.4 Lei de Lambert-Beer
Esta lei foi descoberta pela primeira vez em 1729 pelo matemático, geofísico e astrônomo francês Pierre Bouguer (1698-1758). A sua autoria é, contudo, frequentemente atribuída de forma errada ao matemático, físico e astrônomo francês Johann Lambert (1728-1777). No seu trabalho em 1760, Lambert citou a descoberta de Bouguer e...
tracking img