Espectofotometria com Permaganeto de Potássio

882 palavras 4 páginas
dino da silva sauro (Nome completo do autor - Fonte Times new Roman, tamanho 14 em maiúscula)

Modelo para Relatório
O Título entra aqui (Título – Fonte Times new Roman, tamanho 20 em maiúscula e em negrito)

SERRA (Cidade, tamanho 12)
2011 (Ano, tamanho 12)
Sumário
1 Introdução 5
1.1 Objetivos 5
2 Atividades Realizadas 6
3 Conclusões 7 Referências 8
1 Introdução
A espectrofotometria é uma técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria. O equipamento utilizado para tal medição é o espectrofotômetro.

1.1 Objetivo
O objetivo principal desta aula prática de laboratório de Instrumentação Analítica é analisar o funcionamento de um medidor óptico e entender como ele usa a luz para medir a concentração das soluções através do feixe luminoso que incide na matéria.
Usando o Espectrômetro, uma solução de permanganato de potássio (KMnO4) e água destilada, vamos traçar a curva para os valores de pico da absorbância das amostras analisadas usando a lei de Beer, que diz que há uma relação exponencial entre a luz que é transmitida através da substância analisada e sabendo a concentração da substância, deduzimos a quantidade de luz transmitida.

2 Atividades realizadas
2.1 Equipamento
Um espectrômetro tem em seu interior uma fonte de luz que gera luz num comprimento de onda específico. Ele é constituído por uma fonte de um detector fotoelétrico (Figura 1).

Em comum, os epectrofotômetros UV utilizam duas fontes de luz, uma para uma gama de UV de 190 a 380 nm, e uma para intensidades de 380 a 80nm já no espectro visível.

2.2 Tipos de Espectrofotometria
2.2.1 Espectrofotometria astronômica
Os astrônomos utilizam redes de difração para estudar o espectro de energia da radiação eletromagnética dos astros coletada nos telescópios. A rede de difração é o artefato que substitui o antigo prisma óptico na pesquisa científica. Sua

Relacionados