ESPECTOFETOMETRIA

328 palavras 2 páginas
Espectrofotometria:

Introduçao: Espectrofotômetro

Espectrofotômetro é um aparelho amplamente utilizado em laboratórios, cuja função é a de medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada solução. Ou seja, ele é usado para medir (identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente. Este aparelho possui uma gama de aplicações e está presente em várias áreas, tais como em química física, bioquímica e biologia molecular. O grande inventor deste instrumento tão fundamental nos dias de hoje foi o químico americano Arnold O. Beckman, em 1940.
Em geral, um espectrofotômetro possui uma fonte estável de energia radiante (normalmente uma lâmpada incandescente), um seletor de faixa espectral (monocromatizadores como os prismas, que seleciona o comprimento de onda da luz que passa através da solução de teste), um recipiente para colocar a amostra a ser analisada (a amostra deve estar em recipientes apropriados como as cubetas e tubos de ensaio) e, um detector de radiação, que permite uma medida relativa da intensidade da luz. A base da espectofotometria, portanto é passar um feixe de luz através da amostra e fazer a medição da intensidade da luz que atinge o detector. O espectrofotômetro compara quantitativamente a fração de luz que passa através de uma solução de referência e uma solução de teste.
Fonte :http://www.infoescola.com/materiais-de-laboratorio/espectrofotometro/

Objetivo: Entender o funcionamento ou leitura do espectrofômetro.
_Verificar se a intencidade de cor altera a leitura do aparelho.
Materiais : becker,água destilada, azul de metileno, pepita graduada de vidro, pêra, tubo de ensaio, grade para tubos, espectrofotômetro.
Metodologia: foi pipetado 1ml de água destilada em 4 tubos diferentes. Eles foram identificados como Branco, 1/2, 1/4, 1/8. Foi feito a diluição com azul metileno.
Foram homogenizados e a leitura foi realizada no espectofômetro a 510

Relacionados

  • Catabolismo dos acidos gordos
    1811 palavras | 8 páginas