Especialidades odontologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2674 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
centro universitário do norte - uninorte
curso de BACHARELADO EM odontologia

TAMIRIS MARQUES DA SILVA CASTELLO
KARLA MOREIRA DE ALBUQUERQUE
AURYCLEA DA SILVA CUNHA
MARIA DE MENDONÇA CARLOS NETA
ELIANE SILVA E SILVA
ÉRIKA DE OLIVEIRA ROCHA
JANAINA TAPAJOS
CRISTIELLE ALMEIDA







ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS E COMPLEMENTARESManaus – Am
2012

tAMIRIS MARQUES DA silva castello
KARLA MOREIRA DE ALBUQUERQUE
AURYCLEA DA SILVA CUNHA
MARIA DE MENDONÇA CARLOS NETA
ELIANE SILVA E SILVA
ÉRIKA DE OLIVEIRA ROCHA
JANAINA TAPAJOS
CRISTIELLE ALMEIDA




ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS E COMPLEMENTARESTRABALHO CIENTIFICO SOLICITADO PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL DO 1º BIMESTRE DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO A ODONTOLOGIA MINISTRADA PELA PROFESSORA MICHELLE CURSO DE BACHARELADO EM ODONTOLOGIA DO UNINORTE..
Turma: ODN01S2








Manaus – AM2012



SUMÁRIO




Sumário.............................................................................03
Introdução..........................................................................04
Desenvolvimento................................................................05Conclusão..........................................................................06
Bibliografia.........................................................................07














INTRODUÇÃO





O trabalho que será apresentado a seguir tem como objetivo mostrar as diversas especialidades odontológicas, especificando as suas funções de atuação de acordo com as normas estabelecidas, tratando deforma preventiva ou tratamento paliativo de doenças.
















Especialidades odontológicas e complementares
O dentista faz o diagnostico e o tratamento das doenças, traumatismos, lesões e anomalia dos dentes, estrutura do crânio e da face. Podem atuar junto com os médicos Oncologista e Neurologista. Podendo trabalhar em clínicas, hospitais,ambulatórios, centro de saúde, consultórios particulares, empresas privadas, setor público: institutos de previdência social, órgãos policiais e judiciais. A parte básica do curso, durante os dois primeiros anos, oferece conteúdos como Anatomia Geral, Bioquímica, Citologia, Antropologia Social, Psicologia Aplicada, Genética e Evolução, Histologia e Embriologia, Parasitologia, Microbiologia Geral,Fisiologia Geral, Farmacologia, Materiais Dentários e outros. A partir do terceiro ano, o aluno inicia a formação profissionalizante através de disciplinas como Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Odontopediatria, Periodontia, Endodontia, Odontologia Preventiva, Ortodontia, Prótese entre várias outras. A odontologia abrange diversas especialidades, entre elas estão:
1. Periodontia: é a ciênciaque estuda e trata as doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite. A função do periodonto é a inserção do dente ao tecido ósseo dos maxilares e conservar a superfície da mucosa mastigatóriada cavidade bucal. O periodonto também é chamado de aparato de inserção ou de tecido suporte do dente e estabelece uma unidade funcional biológica e evolutiva que sofre modificações com a idade e com relação às modificações do meio bucal.
2. Cirurgia: Especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face. Trata desde a remoção de...
tracking img