Esparta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESPARTA

Esparta ou Lacedemônia surgiu por volta do século IX (a.C.), na fértil região da Lacônia, no rio Eurotas, após uma união das três tribos dórias. Em Esparta, diferentemente das outras cidades gregas, não houve transformações políticas, econômicas, sociais e culturais. Isso se deve, em parte, ao seu isolamento, que não impedia de controlar pequenas cidades próximas, chegando a dominartodo o Peloponeso (sul da Grécia).

Estrutura Rígida da Sociedade Espartana:

* Espartanos ou Esparciatas: descendentes diretos dos dórios representem a única camada social que detinha a cidadania espartana, concentravam as suas forças em duas atividades fundamentais: a guerra e a política.
Segundo uma característica bem comum entre os segmentos mais abastados das sociedades antigas, osespartanos se recusavam a realizar trabalhos agrícolas e outras tarefas consideradas inferiores. Segundo o historiador Moses Finley, “o corpo de cidadãos e Esparta formava uma soldadesca profissional, criados desde a infância para duas aptidões: perícias militar e obediência absoluta. Libertos (na realidade impedidos) de todos os outros interesses vocacionais e respectivos atividades, vivendo uma vidade caserna, sempre prontos para medir forças com qualquer inimigo, hilotas ou estrangeiros. As suas necessidades eram preenchidas pelos hilotas e periecos, o Estado olhava pelo seu treino, a sua obediência era assegurada pela educação e por um conjunto de leis que procuravam impedir a desigualdade (nem sempre conseguindo) econômica e qualquer forma de conseguir lucros. Todo o sistema estavafechado contra a influência externa, contra todos os estrangeiros e até contra a importação de bens do exterior. Nenhum estado se podia comparar a Esparta no seu exclusivismo ou na sua xenofobia.”

* Periecos: habitavam os arredores da cidade, descendentes dos nativos que se subjugaram pacificamente aos invasores. Eram livres, podendo exercer o comercio e o artesanato, sendo obrigados a pagartributos ao Estado. (em caso de guerra, eles eram obrigados a prestar serviço militar).

* Hilotas: eram a maioria esmagadora da população espartana (cerca de 80%). Podemos identificar tanto características de escravo quanto de servo em um hilota, já que embora o seu trabalho se assemelhasse ao servil (entregava uma parte da produção aos espartanos), eram considerados propriedade estatal. Aolongo da história, os hilotas protagonizaram, com certa freqüência, inúmeras tentativas de levantes, sempre duramente reprimidas pelo exército. Tal situação fez com que os soldados ficassem sobre constante estado de alerta, mantendo os hilotas sobre pesada vigilância e realizando as kríptias. Só podiam ser vendidos ou libertados em grupos e com permissão do governo.

OrganizaçãoPolítico-administrativa de Esparta:

* Diarquia (Realeza dual): Os dois reis tinham atribuições militares e religiosas. Em tempos de guerra, um se deslocava com as tropas enquanto o outro permanecia na cidade. A existência dupla de reis deve-se, provavelmente, ao receio de que ocorressem um regime autocrático na cidade.

* Gerúsia: Conselho de anciões. Composto por 28 gerontes chegava a 30 quando os reisparticipavam das reuniões. Possuía caráter vitalício e mantinha atribuições legislativas e consultivas (judiciários).

* Eforato: O mais importante órgão do aparelho político dos espartanos. Composto por um total de 5 membros, os éforos tinham um mandato anual e seriam uma espécie de conselho administrativo e fiscal, eram responsáveis pela organização das reuniões na Apela e na Gerúsia, podendovetar leis e denunciar indivíduos que comprometessem a ordem espartana.

* Apela: Todos os cidadãos espartanos podiam participar, reuniam-se com a finalidade de votar leis e decidir sobre questões de política externa. Suas reuniões não primavam pelos longos debates, e votação era feita pelo levantar simples dos braços.
Os espartanos sempre foram oligarcas não evoluindo para a democracia....
tracking img