Espantaxim MiniMove

1415 palavras 6 páginas
Nome: José Neto da Costa Silva RA: A97EBE-6

Sistemas de Informação nas Forças Armadas Brasileira

Santana de
Parnaíba
Introdução
A atualidade dos sistemas de apoio à decisão é marcada pela multiplicidade e transitoriedade dos vetores de informação que os alimentam. O seu universo de aplicação é lato e decisivo no campo de batalha moderno, caracterizado pelo emprego extensivo de equipamentos tecnologicamente avançados.
Esta evidência, ainda que de forma não exclusiva, caracteriza a ação das Forças Armadas reforçando a sua importância devido ao caráter crítico da informação que circula nos seus sistemas de comando e controle.
A tecnologia desempenha, dentro deste contexto, um papel fundamental, não só como garante da eficácia dos sistemas de informação existentes, mas, também, como a melhor forma de os tornar inoperacionais, vestindo de uma nova roupagem um conceito antigo mas sempre presente a que se dá, hoje, o nome de “guerra de informação”.
Os significativos progressos tecnológicos verificados na área das telecomunicações e da Informática obrigaram-nos a definir e reestruturar novos e antigos conceitos ligados ao transporte e à utilização da informação, trazendo para a ordem do dia e para a nossa terminologia corrente termos como: digitalização do campo de batalha, integração e globalização das comunicações, jogos de guerra, sistemas C3I e C4I2, Internet Militar, hackers, etc.
Esta questão, pela sua importância crescente, é hoje foco de discussão alargada, tanto no âmbito militar como civil, num momento histórico em que se assiste à progressiva internacionalização dos conflitos e da economia mundial, constituindo a globalização palavra de ordem.

A Internet e a guerra de informação
No final dos anos 70, os computadores pessoais equipados com modem tornaram-se progressivamente mais comuns, não muito

Relacionados