Espaços para a construção de diálogos interculturais

Páginas: 12 (2935 palavras) Publicado: 27 de março de 2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO
FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE
DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO
CONTEXTO ESCOLAR

METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTE
METODOLOGIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA
PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – AAULA

SÃO LEOPOLDO
2010

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO
FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE
DIÁLOGO INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DOCONTEXTO ESCOLAR

Produção de Aprendizagem
Apresentada à UTA –
Historicidade, no curso dePedagogia à Distância da
Faculdade Internacional de
Curitiba.
Tutora local:Simone Bueno
Centro Associado: São Leopoldo

SÃO LEOPOLDO
2010
INTRODUÇÃO

A presente Produção de Aprendizagem referente à UTA -Historicidade, tem por objetivo fazer um breve estudo sobre: “ As aulas de História, Geografia e Arte no Ensino Fundamental I: espaços para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar” . As diferentes proposições que vêm sendo apresentadas nas últimas décadas têm propiciado um constante repensar da prática pedagógica do ensino dessas disciplinas, considerando a necessidade deredimensionamentos face às exigências da realidade social. Assim no presente trabalho procuramos resgatar a história da Geografia, da História e da Arte como disciplina nas escolas, procurando compreender o seu papel no Ensino Fundamental I.
Ao considerarmos a formação de professores destacamos a importância de fornecer um modelo de atuação, enquanto docentes assumindo o papel depesquisadores da própria prática, no processo de ensino-aprendizagem. No processo ensino-aprendizagem, o que é transmitido é fundamental, mas a forma como é transmitido é essencial, pois segundo Freire (2004, p.68) “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
Para nós, foi de extrema importância à construção deste trabalho, pois atravésdele pudemos analisar e compreender o trabalho pedagógico a partir da perspectiva da didática intercultural. As disciplinas cursadas nesta UTA e que integram a presente Produção de Aprendizagem são: Metodologia de Ensino de Arte, Metodologia do Ensino de Geografia, Metodologia do Ensino de História e Pesquisa e Prática Profissional – A Aula.

2 - AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NOENSINO FUNDAMENTAL I.
ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E
COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR

A questão da diversidade cultural não deriva apenas da presença de imigrantes, à qual aparece, geralmente, associada. A coexistência de pessoas de diferentes origens e culturas não é um dado novo na nossa história. Nova é a consciência e o reconhecimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!