Espaços para a construção de diálogos interculturais e compreensão do contexto escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
As práticas pedagógicas são colocadas em ruptura com a hierarquização de saberes que opõem o popular e o erudito, o científico e o folclórico, o saber e o não saber.
Nessa didática intercultural, tais oposições são desconstruídas à medida que a prática educativa se abre para o acolhimento do outro na sua singularidade, para o inusitado, tornando o professor mais capaz de dialogar,por aprender a ouvir e, assim, partilhar conhecimentos. Nos dias de hoje, os avanços tecnológicos nos permitem um mundo de Conhecimento que há alguns anos seriam impensáveis, como professores / educadores, precisamos ter clareza a respeito dos saberes que ensinamos.
A Geografia, por exemplo, estuda o espaço geográfico, em qualquer escala, é impossível pensar em Geografia apenas como a ciênciasda localização e da descrição dos fenômenos. Nos dias de hoje, podemos perceber uma mudança saudável neste rumo da educação no Brasil. Um dos sinais mais claros desses novos rumos é o modo como se entendem a história e o ensino de história na educação básica, Já a arte é a manifestação de um sujeito que se faz ver e nos mostra por sua produção.
No Brasil a partir dos últimos anos do séculoxixintensificou-s a preocupação em ensina arte, com a criação da Academia Imperial de Belas Artes no Rio de Janeiro.
Ao desenvolver esta PA os objetivos que queremos alcançar é os de propor aos alunos a ler o espaço geográfico, é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade, que é antes de qualquer coisa, uma construção social e histórica, ensinar uma disciplina escolarremente à compreensão do seu papel no currículo.
É preciso dar ênfase no ensino de artes, fazendo com que os alunos sejam instigados a recuperar os valores perdidos na sociedade moderna, adaptar as atividades a cada situação nova, desenvolver com criatividade as técnicas e dinâmica para o ensino-aprendizagem.
A importância da construção desta PA para nossa formação é entender que a geografia é umdos ramos do conhecimento que mais sofrem variações ao longo da nossa vida.
A História por sua vez é uma forma de conhecimento sobre o ser humano em suas relações sociais do longo do tempo, sem a História, porém, não seriamos capazes de nos localizarmos no tempo e perderíamos, assim parte de nossa identidade, vimos também que a arte propõe ao homem momentos de descobertas e de sensaçõesfantásticas, é preciso que o professor esteja também preocupado com as mudanças na sociedade e acreditar sempre em suas transformações, ser estimulador, respeitar e valorizar o processo criativo dos alunos.
Ao desenvolver esta PA baseamos nas disciplinas e conteúdos estudados elas são: Metodologia do Ensino de história-A história é uma forma de conhecimento sobre o ser humano em suas relações sociais aolongo do tempo; Metodologia do Ensino de Geografia - é um dos ramos que mais sofrem variações ao longo da nossa vida; Metodologia do Ensino de Artes - é uma das mais inquietudes e eloqüentes produções do homem; Pesquisa e Prática Profissional (ensaios sobre a aula narrativa e reflexões da docência) - Ao refletir sobre o ato de ensinar, o docente indaga seu ofício e define sua prática passo a passo.2 AS AULAS DE HISTÓRIA, GEOGRAFIA E ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS INTERCULTURAIS E COMPREENSÃO DO CONTEXTO ESCOLAR
2.1. A DISCIPLINA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
A de definição para o termo intercultural seriam relações culturais desenvolvidas entre países, religiões ou instituições.

A complexidade dos problemas relacionados entre escola ecultura(s) e as diferentes formas dos professores se relacionarem a ela, têm aguçado o nosso interesse durante os últimos anos, no sentido de orientar nosso olhar, nossa reflexão e pesquisa para as formas concretas através das quais os professores/as tentam trabalhar esta relação no cotidiano escolar.
Cada vez fica mais evidente a necessidade do reconhecimento do caráter polissêmico da educação...
tracking img