Espaços de lazer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O lazer, hoje, é visto como uma necessidade na vida urbana para reabilitação da saúde física, mental e moral humana. O tempo livre fora das obrigações do trabalho e espaço existente nas cidades para sediar as práticas de lazer como elementos básicos para suprir a necessidade de equilíbrio nas relações sociais em ambientes densamente povoados como as cidades. Os espaços de lazer constituídos porpraças, parques, largos e outros destinados ao encontro, convívio, descanso e ou recreio da população possuem uma importância acentuada em áreas onde a densidade predial manifestação do crescimento urbano alcança limites máximos de ocupação do solo, sendo a alternativa para agregar qualidade ao ambiente construído e qualidade a vida das pessoas que nele habitam.

2 – OBJETIVO

Diante dointenso processo de densificação das cidades brasileiras em geral, as áreas públicas de lazer devem atuar como elementos de compensação com funções que aliam acessibilidade, salubridade, sociabilidade além de lazer, sendo um prolongamento dos espaços privados e integrando os espaços urbanos com seus habitantes. Este trabalho apresenta um estudo preliminar de avaliação das praças e áreas de lazer docentro urbano de Londrina, caracterizada por uma alta densidade predial. Pretende-se iniciar a responder de que forma essas áreas podem estar influenciando a qualidade ambiental urbana ou agregando qualidade aos espaços como ambientes construídos que são através de sua caracterização por tipos e funções por meio de observações e levantamentos locais.

3 - A IMPORTÂNCIA DAS ÁREAS DE LAZERPÚBLICAS

ZERÃO

A área de Lazer Luigi Borghesi é mais comumente conhecida por Zerão, em função de seu formato parecer um grande zero. Possui uma pista de Cooper de 1.050 metros, que circunda a área, é entrecortado por um pequeno riacho. Recentemente foram anexados à área varias benfeitorias: anfiteatro (com capacidade para 15000 pessoas, postos telefônicos, bebedouros, chuveiros e um estacionamentocom aproximadamente 220 vagas). No Zerão são realizadas manifestações artísticas, culturais e esportivas da comunidade como o Projeto Brisa, apresentações do Festival de Música de Londrina e diversos campeonatos de ginástica aeróbica.

LAGO IGAPÓ

Uma das mais belas áreas de lazer que os londrinenses e demais pessoas que passam por Londrina podem desfrutar é o Lago Igapó, cujo nome, nalíngua tupi, significa transvazamento de rios. O Lago foi projetado em 1957, na gestão de Antonio F. Sobrinho, como uma solução para o problema da drenagem do ribeirão Cambezinho, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente pensou-sem em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a idéia de formar um lago.
O Igapó foi inaugurado em 10 de dezembro de 1959, dia do Jubileu de Prata deLondrina, juntamente com a estação de saneamento. Após um período de certo abandono, foi elaborado um projeto de revitalização do Lago, na gestão de Dalton Paranaguá. É um local de lazer, que além da represa, propicia a prática de esportes náuticos. Possui uma vasta área urbanizada com piscinas, pistas de aeromodelismo e foto clube. Em 1996, o lago foi esvaziado, limpo e teve suas margens revitalizadas,ganhando a ciclovia, o Teatro do Lago, Jardins e chafariz.
PARQUE ARTHUR THOMAS
Parque localiza-se numa área de 85, 47 ha, doada à Prefeitura Municipal pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Em 1988, passou por um processo de revitalização e conta hoje atrativo como: um lago, uma usina (que fornecia energia elétrica para Londrina na década de 30), uma belíssima queda d'água e uma grande áreade mata com trilhas para passeio, que existia na região. O parque é Administrado pela AMA (Autarquia Municipal do Ambiente).
MUSEU HISTÓRICO PE. CARLOS WEISS
O Museu Histórico de Londrina foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado...
tracking img