Espaços confinados

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas


NB – ENTRADA EM ESPAÇO CONFINADO


Objetivo e aplicação:

Os requerimentos desta norma são destinados à proteção local e dos trabalhadorescontra os riscos de entrada em espaços confinados.

Definições:

Abertura de Linha: É o alívio intencional de um tubo, linha ou duto que é ou tenha sido transportador de substâncias tóxicas,corrosivas ou inflamáveis, um gás inerte ou qualquer fluído num volume, pressão ou temperatura capaz de causar lesão.

Aprisionamento: Condição de retenção do trabalhador no interior do espaço confinadoque impeça sua saída do local pelos meios normais de escape ou que proporcione lesões ou a morte do trabalhador.

Área Classificada: É toda área onde existe a presença de gases combustíveis, onde sãoclassificadas em grupos I e II, sendo o grupo II dividido em sub-grupo IIA, IIB e IIC e também em Zonas 01 e 02.

Atmosfera pobre de oxigênio: É a atmosfera contendo menos de 19,5 % de oxigênio emvolume.

Atmosfera rica de oxigênio: É a atmosfera contendo mais de 23 % de oxigênio em volume.

Atmosfera de risco: Condição em que a atmosfera, em um espaço confinado, possa oferecer riscos aolocal e expor os trabalhadores ao perigo de morte, incapacitação, restrição da habilidade para auto–resgate, lesão ou doença aguda causada por uma ou mais das seguintes causas:

1) Gás/Vapor ou névoainflamável em concentrações superiores a 10% do seu Limite Inferior de Explosividade LIE ou Lower Explosive Limit LEL;
2) Poeira combustível viável em uma concentração que se encontre ou exceda oLimite Inferior de Explosividade LIE ou Lower Explosive Limit LEL);

NOTA: Esta concentração pode ser estimada pela observação da condição na qual a poeira obscureça a visão numa distância de 1,5m oumenos.

* (Aguardar parecer de especialistas)

3) Concentração de oxigênio atmosférico abaixo de 19,5 % ou acima de 23 %;
4) A concentração atmosférica de qualquer substância cujo Limite de...
tracking img