Espaço geografico como produto historico e social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O espaço geográfico como produto social

O espaço geográfico como produto social

1. A territorialidade do homem
Muito se discute se a humanidade eh territorial por instinto ou culturalmente, apesar de não haver consenso em relação a isso, existe algo podemos constatar por através dos fatos: a sociedade humana vive num espaço que considera necessário para sua sobrevivência, independentedas razoes que a levaram a agir dessa forma. Esse território tanto pode ser físico, com delimitações e fronteiras, como também sociocultural, com as divisões ideológicas do mundo.
Por muito tempo a luta pelo domínio do espaço foi o que desenhou a historia, através das guerras expansionistas, e hoje continua-se usando esse argumento como justificativa para o expansionismo ideológico e comercialdos países dominantes. Essa eh a ideia do espaço vital, pois o ser humano eh inseparável do território, e junto com ele forma um todo a ecologia humana.

ESPAÇO GEOGRÁFICO COMO PRODUTO HISTÓRICO E SOCIAL

"(...) as formas espaciais criadas pelos homens expressam muito das relações sociais vigentes na época em que foram produzidas (...) Em outras palavras, trabalho materializado na paisagem,valoe depostitado nos lugares - é em função disso que os espaços passam a se diferenciar por características humanas e não apenas por condições naturais variáveis." (MORAES, A. C. R. - Meio Ambiente e ciências humanas, p 35)

Ao longo dos anos a sociedade foi apropriando-se do meio natural (primeira natureza) e construindo e reconstruindo novos espaços, denominando-se como espaço geográficos(segunda natureza). Sendo assim, a espaço geográfico é um produto histórico e social, na qual ao constituir o espaço geográfico, a sociedade imprime seu modo de produção.

Por exemplo na análise do espaço geográfico urbano, evidencia-se a organização urbana, de modo a mostrar-se organizada em formas de classe. Surge assim, as cidades formais, bem como as cidades informais, ou seja, as cidadesque apresentam o mínimo de infraestrutura, como também as que não apresentam o mínimo de infraestrutura para a sociedade. Neste sentido, encontramos bairros nobres (ex: Leblon - Rio de Janeiro) e bairros periféricos com a presença de submoradias (exe.: Complexo do Vidigal - Rio de Janeiro). Assim, na medida em que o espaço geográfico é histórico e social, podemos dizer que o espaço é tambémpolítico.
Produção espaço geográfico colonial
Período Colonial:

No século XVI: A ocupação se limitava ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada a exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra que era cultivada com força de trabalho escrava. O crescimentoda exportação urbanizou o litoral com os primeiros centros urbanos, as cidades portuárias.

Século XVII e XVIII: Foi marcado pela produção pastoril que adentrou a oeste do país, e também, descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso, esse período foi chamado de aurífero, no qual fez surgir várias cidades.

Século XIX: No século XIX a atividade quecontribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, essa atividade contribuiu para o surgimento de várias cidades.

Território espaço natural e espaço geográfico

Espaço geográfico:

Espaço geográfico é qualquer região ou fração de espaço do planeta.
O espaço geográfico pode serdividido essencialmente em três subespaços:

A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera. Este subespaço recebe tal denominação por corresponder à porção do planeta que é capaz de comportar vida.
Geografia Física e Espaço Geográfico
Para a geografia física o espaço geográfico é o espaço concreto ou físico inserido na interface...
tracking img