Espaço educativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ISABELA GUIMARÃES MARTINS SILVA RU: 524440



















AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DO
PROFESSOR E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO
DOCENTE








































ITAJUBÁ
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

ISABELA GUIMARÃES MARTINS SILVA RU: 524440AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DO
PROFESSOR E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO
DOCENTE



Produção de Aprendizagem apresentada à UTA Didática, no Curso de Pedagogia à Distância da Faculdade Internacional de Curitiba.


Tutor Local: Mirian RodriguesCentro Associado: CA Itajubá – MG














ITAJUBÁ
2010
SUMÁRIO


1) INTRODUÇÃO 03
2) AS INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR
E IMPLICAÇÕES PRA A FORMAÇÃO DOCENTE 04
2.1) As características das Tendências Pedagógicas 04
2.2) Pontos Históricos da Didática 06
2.3) Pontos Históricos da Formação Docente no Brasil 08
3) CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
4) REFERÊNCIAS13
APÊNDICE 1 – QUESTÃO INDIVIDUAL 14



































1) INTRODUÇÃO


Um dos pontos fundamentais para o desenvolvimento da escola é a formação de professores, sendo indispensável à participação mútua para um bom resultado.
A Produção de Aprendizagem desta Unidade Temática tem como objetivo explicar sobre a formação deprofessores, situando–a no contexto histórico; identificar as tendências educacionais que nortearam a educação no Brasil; compreender os principais pontos históricos do processo da Didática; identificar a constituição da identidade profissional do professor e verificar a importância da existência do Curso Normal de nível médio na atualidade.
Esta pesquisa é muito importante para a formaçãoacadêmica, pois devemos compreender e conhecer a constituição da identidade profissional do professor, identificar quais são os conhecimentos necessários ao professor para que ele possa desenvolver um bom trabalho, pesquisar a prática escolar quanto ao trabalho do professor, analisar historicamente a profissão, dentre outros.
A metodologia utilizada é a revisão teórica e reflexão sobre o tema“As Inovações Pedagógicas na Atuação do Professor e Implicações para a Formação Docente”, fazendo uma junção entre as disciplinas cursadas, são elas: Currículo Escolar, Didática, Formação de Professores e Pesquisa e Prática Profissional – Magistério Nível Médio/Projeto da Escola e também fizemos pesquisa à internet.
Os conteúdos serão trabalhados buscando caracterizar as tendências pedagógicasda prática escolar, apontar os aspectos didáticos na configuração do currículo conforme tais tendências, abordar os principais pontos históricos do processo da didática, apresentar as técnicas utilizadas nos diferentes métodos, abordar os principais pontos históricos da formação docente no Brasil apresentando como eram organizados os primeiros cursos de magistério/normal nível médio, valorizar eargumentar sobre o curso de magistério/normal nível médio na atualidade.





2) As inovações pedagógicas na atuação do professor e implicações para a formação docente


2.1) As características das Tendências Pedagógicas

A tendência pedagógica tradicional existe a aproximadamente quatro séculos no Brasil e teve presença forte na sociedade brasileira até os anos de 1930. Destemodo, a pedagogia tradicional tem a sua preocupação voltada à universalização do conhecimento. O treino intensivo, a repetição e a memorização são as formas pelas quais o professor, aqui considerado detentor do saber, transmite os conteúdos a seus alunos, que são agentes passivos deste processo. Os conteúdos são tomados verdades absolutas, dissociadas do cotidiano do aluno e de sua realidade...
tracking img