Esp cies reactivas de oxig nio parte escrita

1541 palavras 7 páginas
Espécies reactivas de oxigénio – Introdução
Radical livre é qualquer átomo ou molécula que contém um número ímpar de electrões na sua última camada electrónica. Este desemparelhamento da camada de valência confere grande reactividade a estes átomos ou moléculas.
Espécies reactivas de oxigénio, também chamadas de espécies reactivas do metabolismo do oxigénio são espécies químicas presentes na maioria dos sistemas biológicos. Resultam da activação ou redução do oxigénio molecular ou derivados dos produtos da reacção. Inclui todos os radicais e não radicais derivados do oxigénio.
Espécies reactivas de oxigénio mais comuns:
Anião superóxido (O2•-)
Peróxido de hidrogénio (H2O2)
Oxigénio singleto (1O2)
Radical hidroxilo (OH•-)
Radical hidroperóxido (HO2•-)
São formadas e degradadas por todos os organismos aeróbios, levando a concentrações fisiológicas necessárias para o funcionamento normal da célula, ou a quantidades excessivas levando a danos oxidativos à célula.
Em condições fisiológicas do metabolismo celular aeróbio, o O2 sofre redução tetravalente, com aceitação de quatro electrões e quatro protões, resultando na formação de duas moléculas de água.
A redução parcial de oxigénio por adição de um electrão de cada vez gera intermediários reactivos, como:
Radicais superóxido
Radicais hidroperóxido
Radicais hidroxilo
Peroxido de hidrogénio
Normalmente, a redução completa de O2 ocorre na mitocôndria e a reactividade das espécies reactivas de oxigénio é neutralizada pela entrada de quatro electrões.

Espécies reactivas de oxigénio mais comuns
Anião superóxido
O anião radical superóxido (O2•-) resulta da redução do oxigénio molécular (O2) com um electrão. A molécula fica, então com carga negativa e na forma de radical.
Estas alterações conferem maior polaridade ao superóxido, o que o torna menos permeável às membranas.
A mitocôndria é a principal fonte de produção deste radical, devido a falhas no transporte de electrões da cadeia respiratória.
É produzido pelos

Relacionados