Espírito santo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Na Bíblia hebraica (Velho Testamento), o termo hebraico Ruach HaKodesh é usado muitas vezes; ele é traduzido literalmente como Espírito Santo. Na Bíblia hebraica ele se refere à presença de Deus na forma experimentada por um ser humano. A maioria dos cristãos considera o Espírito Santo como o próprio Deus, parte da Trindade.
O Espírito Santo é considerado o consolador detodos os corações aflitos que o buscam, procurando refrigério para sua alma. Ele também é chamado de amigo, pois em todas as horas está presente, nos momentos de alegria e também de dor.
Mas ele também é ajudador, pois nos guia no caminho da verdade. O nosso advogado que nos proteje e nos defende das ciladas do mal. Pode ser ainda conselheiro, quem não precisa de um?
Enfim, todos essese muito outros benefícios podem ter todos os que aceitam a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e recebem pela Fé o Batismo de Fogo com o Maravilhoso ESPÍRITO SANTO.


























O
[pic]

s resultados visíveis da atividade do Espírito Santo, de acordo com a concepção Judaica, são os livros da Bíblia, os quais terão sido na sua totalidade,compostos sob a sua inspiração. Todos os Profetas falaram "no Espírito Santo"; e o sinal mais característico da presença do Espírito Santo é o dom de profecia, no sentido em que a pessoa sobre a qual ele repousa vê o passado e o futuro. Historiadores relatam que com a morte dos três últimos profetas, Ageu, Zacarias, e Malaquias, o Espírito Santo cessou de se manifestar em Israel; mas a (vozcelestial) ainda estava disponível.
Embora a natureza do Espírito Santo, na realidade, não esteja descrita em lugar algum, o seu nome indicia que era concebido como uma espécie de vento que se manifestava através de ruído e luz. A palavra Shekinah, que se tornou muito conhecida e mencionada em canções, quer dizer “a presença de Deus”.


Dons do Espírito Santo
Segundo a Bíblia, são atributosproporcionados sobrenaturalmente aos cristãos pelo Espírito Santo. Segundo o texto bíblico da 1ª carta de Paulo aos Coríntios, existem nove diferentes dons possíveis de serem alcançados pelo cristão. Estes dons são postos em prática em comunidades cristãs, independentemente de sua razão confessional, por pessoas reconhecidamente cristãs em sua fé e prática. Foram bastante importantes na igrejacristã primitiva para a evangelização do mundo então conhecido. Atualmente, verifica-se a utilização de tais dons nas igrejas protestantes pentecostais, neopentecostais e na renovação carismática, movimento que tem seu esteio na Igreja Católica Apostólica Romana.
Dons do Espírito Santo, são os dons que o Espírito Santo entrega aos cristãos para o serviço na igreja.
É uma expressão estudadana teologia cristã. Segundo o autor da Primeira Epístola aos Coríntios, seria doado para o que fosse útil (12:7), e repartido a cada um segundo a vontade do Espírito Santo (12:11); existindo diferentes tipos de dons:
A Primeira Epístola aos Coríntios enumera alguns dons;
(I Co 12:8-10):
• Palavra da sabedoria
• Palavra do conhecimento
• Fé
• Dons de curar
•Operação de maravilhas
• Profecia
• Discernimento de espíritos
• Variedade de línguas
• Interpretação de línguas
É um equivoco praticado por muitos leigos achar que os dons do Espíritos são apenas nove, como está descrito acima.
Paulo enumera alguns outros dons na Epístola aos Romanos, fazendo aqui uma relação entre um dom e outro dom, relação de dom e o exercício individual dodom, relação entre dom e a sua dedicação, relação do dom e a liberalidade de alguns em exercerem seus dons.
“...tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé; se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo; ou o que exorta faça-o com dedicação; o que contribui, com liberalidade; o que...
tracking img