Esoterismo e exoterismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esoterismo e Exoterismo. Qual a diferença?

Esoterismo é o nome genérico que designa um conjunto de tradições e interpretações filosóficas das doutrinas e religiões que buscam desvendar seusentido oculto. O esoterismo é o termo para as doutrinas cujos princípios e conhecimentos não podem ou não devem ser "vulgarizados", sendo comunicados a um restrito número de discípulos escolhidos.Helena Blavatsky, criadora da Teosofia, nos diz que "esotérico" refere-se ao que está "dentro", oposto ao que está "fora" e que é "exotérico". Nomeia o significado verdadeiro da doutrina, sua essência,em oposição ao exotérico que é a "aparência" da doutrina, sua "decoração". Também segundo Blavatsky, todas as religiões e filosofias concordam em sua essência, diferindo apenas na "vestimenta", poistodas foram inspiradas na "Religião-Verdade".

Um sentido popular do termo é de afirmação ou conhecimento enigmático e impenetrável. Hoje em dia o termo é mais ligado ao misticismo, ou seja, à buscade supostas verdades e leis últimas que regem todo o universo, porém ligando ao mesmo tempo o natural com o sobrenatural.

Muitas doutrinas espiritualistas são também chamadas esotéricas, porquepreservam os conhecimentos verdadeiramente importantes dos “vulgos” ou “leigos” que, por não terem um sentido de “verdade interior”, certamente farão interpretações vulgares e mesmo preconceituosasdeste conhecimento.

Podemos verificar, no entanto, que muitas “sociedades secretas” estão, progressivamente, abrindo seus mais bem guardados segredos ao público em geral. Vemos hoje a Maçonaria e aOrdem Rosacruz divulgando aos leigos conhecimentos intangíveis há bem pouco tempo.

Vemos a Umbanda esotérica prosperar e mesmo difundir conhecimentos maravilhosos que antes só podiam sertransmitidos oralmente de mestre para discípulo e com isso desmistificar e clarear uma das mais belas doutrinas humanas.
O mesmo ocorre com a Gnose, que trata do conhecimento superior, interno, espiritual,...
tracking img