esola de relaçoes humanas "Elton Mayo"

3593 palavras 15 páginas
Índice

I. INTRODUÇÃO

Para podemos falar da escola de Relações Humanas precisamos primeiro entender o conceito vigente de administração. E esse conceito era o da escola clássica de administração, que acreditava que a organização de uma forte estrutura interna nas empresas garantiriam resultados melhores na produção. A escola clássica acreditava também nos incentivos econômicos para motivar os indivíduos em seu trabalho.
A escola de Relações Humanas tem como objetivo aumentar a lucratividade da empresa diminuindo os custos oriundos dos conflitos internos, ou seja, ela procura perceber como as relações humanas afetam a produtividade da empresa.
Uma pesquisa Feita por Elton Mayo, conclui-se que as boas relações humanas dentro de uma companhia e o requisito auge para o desenvolvimento, produtivo da mesma.
Nas páginas que se seguem no presente trabalho de investigação contém uma explicação daquilo que é a sua essência das conclusões supracitadas. O mesmo foi feito com muito esforço e dedicação, esperando assim que seja do seu total agrado.

II. OBJECTIVOS:

1. Gerais:

Abordar sobre a Escola das Relações Humanas “Elton Mayo”.

2. Específicos:

Identificar as origens e o contexto no qual surgiu a Teoria das Relações Humanas;
Descrever a Experiencia de Hawthorne, suas fases e conclusões;
Fazer uma análise crítica da Escola das Relações Humanas “Elton Mayo”
III. METODOLOGIA:
Para a realização do presente trabalho recorreu-se a consultas bibliográficas e a dados electrónicos.
IV. HISTORIAL

A Escola das Relações Humanas, surgiu nos estados unidos como consequência imediata das conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi basicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração.
A Western Eletric era uma companhia norte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas. A empresa sempre

Relacionados