Esofagectomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Causas do câncer de esôfago: A maioria das pessoas acometidas pela doença são homens com mais de 60 anos, parentes próximos com câncer, tabagismo, álcool e bebidas quentes pioram quando usado,presença do papiloma vírus humano, a ingestão de ácidos ou bases muito forte causando um ferimento corrosivo no esôfago, a obesidade traz o maior risco de refluxo que pode acarretar em um risco maior decâncer, a doença celíaca predispõe o carcinoma de células escamosas, histórico de outros cânceres no pescoço e cabeça.
O que é esofagectomia: É a retirada cirúrgica do esôfago e linfonodos contíguos.Para que é feita: É realizada para tratamento do câncer do esôfago.
Cuidados pré-operatórios: A avaliação clinica cardiopulmonar deve ser realizada rotineiramente, porque habitualmente possui um granderisco de óbito antes e depois do ato cirúrgico. Também deve existir o cuidado nutricional, pois clientes que passam por essa cirurgia já têm o peso baixo, pois não conseguem se alimentar devido aocâncer evoluído. A ultrassonografia abdominal também é útil para o diagnóstico de colelitíase que está associada ao megaesôfago. Na véspera da operação, passa-se uma sonda oroesofágica de Fouchet ou deLevine grossa e pratica-se a limpeza mecânica do esôfago com solução salina a 0,9 %.
Modalidade anestésica: As anestesias mais utilizadas são peridural com anestesia geral.
Posição cirúrgica: DECÚBITODORSAL - Também chamada de posição supina. É a posição mais comum, a posição natural do corpo em repouso. O paciente, na maioria das vezes, é anestesiado nessa posição, e são feitas modificações apósa indução anestésica. Alinhar a coluna vertebral com o quadril. Os apoios podem ser almofadas, pequenos travesseiros, lençóis ou os próprios dispositivos redutores de pressão disponíveis na unidade;Manter os membros inferiores paralelos e afastados, com os pés ligeiramente afastados, descobertos e os calcâneos protegidos.
Como é realizada a esofagectomia: Toracotomia à direita no 5º espaço...
tracking img