Esnha

387 palavras 2 páginas
Escola de gestores da educação básica
Do total de dirigentes escolares
29,32% possuem apenas formação de nível médio
69,79% com formação de nível superior
Apenas 22,96% possuem curso de pós-graduação.
Nesse contexto, é de fundamental importância ampliar as diferentes estratégia e modalidades de formação a serem utilizadas, considerando as diversidades que constituem a realidade educacional em nosso país.
Fortalecimento institucional e gestão educacional
É missão do MEC estimular o aperfeiçoamento da gestão nos sistemas estaduais e municipais de ensino e subsidiar o processo de apoio financeiro a programas e projetos educacionais a serem executados por instituições governamentais e não governamentais.
Essa missão é cumprida pela Secretaria de Educação Básica, por meio da Diretoria de Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional, que tem as seguintes competências: 1. Propor, fomentar e coordenar ações que promovam, junto aos sistemas de ensino, tanto a inserção de problemáticas sociais nos conteúdos escolares como a criação de canais coletivos de formulação, de gestão e de fiscalização das políticas educacionais. 2. Propor e apoiar a articulação dos sistemas de ensino com organizações governamentais e não governamentais, visando ao fortalecimento d educação básica. 3. Prover estudos gerenciais acerca dos sistemas de ensino, visando ao aprimoramento da gestão pública educacional. 4. Estimular e apoiar os sistemas de ensino quanto à formulação e à avaliação coletiva de planos nacional, estaduais e municipais de educação. 5. Orientar os sistemas de ensino na formulação de normas e no estabelecimento de padrões de qualidade a serem adotadas nos espaços educacionais. 6. Subsidiar os sistemas de ensino com instrumentos capazes de fortalecer a gestão democrática, atuando na formação de dirigentes, gestores e conselheiros da educação. 7. Criar mecanismos de articulação entre União e os sistemas de ensino, visando ao aperfeiçoamento

Relacionados