Esforços internos soiçitantes

783 palavras 4 páginas
Seja uma barra qualquer,restringida por vínculos (apoios), que está solicitada de uma maneira qualquer. Os apoios são substituídos pelas suas respectivas reações, obtendo assim um sistema formado pelas forças e pelas reações de apoio que deverá estar em equilíbrio.
Se separarmos esta barra em duas partes simplesmente, o equilíbrio seria rompido, pois teríamos eliminado a continuidade molecular existente entre elas.
Aplicando nos pontos de seção as forças elementares Ro e Mo teríamos cada uma das partes separadamente em equilíbrio.
Ro = SF esquerda Ro' = SF direita
Mo = SM esquerda Mo' = SM direita
Como temos equilíbrio:
Ro = Ro'
Mo = Mo'
Logo podemos determinar os esforços em uma seção qualquer empregando esforços externos da esquerda ou da direita obedecendo simplesmente uma convenção de sinais.
No sistema tridimensional ocorre o seguinte:
Isto significa que:
- A força Ro pode ser decomposta em duas:
• uma normal a seção - (Rx) - N
• uma paralela a seção - (Ry + Rz) - Q
- O momento Mo pode ser decomposto em dois:
• um normal a seção - Mt (momento torçor)
• um contido na seção - (My + Mz) - M (momento fletor)
Exemplo:
Decomposição de R
Decomposição de Mo
a) A componente normal (N - força normal)
Quando age isoladamente tende a provocar um deslocamento normal a seção. Pode ser uma força de tração ou compressão e é igual a soma algébrica de todas as forças normais em um lado da seção ou do outro lado, com sinal contrário.
b) A componente tangencial (Q - esforço cortante)
Quando age isoladamente tende a provocar um escorregamento da seção e é igual a soma geométrica de todas as forças tangenciais de um lado da seção ou do outro lado com sinal contrário.
c) Momento torçor (Mt)
Quando age isoladamente tende a provocar uma rotação em torno de um eixo normal a seção passando por seu centro de gravidade (CG).
É igual a soma algébrica dos momentos das forças de um lado da seção, ou das do outro com o sinal trocado, em relação ao eixo normal a

Relacionados