Os esforços mecânicos são o principal foco da resistência dos materiais, pois todo o estudo gira em torno de como dimensionar uma peça ou elemento de máquina para que suporte os efeitos que osesforços mecânicos gerados por uma estrutura geral ou específica estarão atuando sobre a mesma. Cada tipo de esforço possui uma forma específica de ser analisado, estudado e calculado. Para isso, énecessário utilizar-se dos conhecimentos de um dos ramos da Física: a estática, para que o equilíbrio de forças demonstre o que acontecerá com dada peça de determinado material quando submetida a certotipo de esforço. Os cálculos de esforço mecânico estão profundamente conectados com cálculos geométricos, envolvendo estudos de secções transversais de materiais, trazendo conceitos como: momento deinércia, módulo de resistência, raio de giração. Estes conceitos estão interligados com os cálculos de análise de tensões, sendo a junção de conceitos geométricos, estática e dados referentes ao materialque surge o cálculo de dimensionamento, onde se procura desenvolver um elemento capaz de resistir a todos os esforços que estarão sendo aplicados nele durante o funcionamento da máquina, estrutura ouem qualquer lugar onde ele seja submetido a esforços.
São os esforços mecânicos:
Tração
Compressão
Cisalhamento
Flexão
Torção
Flexo-Torção
Flambagem
Tração
Na física, a tração (AO1945:tração) é a força aplicada sobre um corpo numa direção perpendicular à sua superfície de corte e num sentido tal que, possivelmente, provoque a sua ruptura. Uma peça estará sendo tracionada quando a forçaaxial aplicada estiver atuando com o sentido dirigido para o seu exterior. A tração faz com que a peça se alongue no sentido da força e fique mais fina, com menor seção transversal, poisteoricamente, seu volume deve manter-se constante. Um exemplo simples de corpo submetido ao esforço de tração é o do cabo dos elevadores, tracionado pelo peso do elevador e de seus ocupantes e pelo motor e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 06). esforços mecanicos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 06, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Esfor%C3%A7os-Mecanicos/30960806.html

MLA

"esforços mecanicos" TrabalhosFeitos.com. 06 2013. 2013. 06 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Esfor%C3%A7os-Mecanicos/30960806.html>.

MLA 7

"esforços mecanicos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 06 2013. Web. 06 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Esfor%C3%A7os-Mecanicos/30960806.html>.

CHICAGO

"esforços mecanicos." TrabalhosFeitos.com. 06, 2013. Acessado 06, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Esfor%C3%A7os-Mecanicos/30960806.html.