Escurecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, é muito comum obtermos informações sobre catástrofes ambientais, em sua enorme maioria vinculadas ao fenômeno denominado Aquecimento Global.
É bem verdade que este é um fenômeno preocupante, pois poderá (e já está) alterar todo o clima terrestre, provocando muitas mortes, tornando ainda mais difícil a estadia do ser humano no planeta.
O Aquecimento Globalocorre devido à intensificação do Efeito Estufa, onde há uma quantidade maior de gases que retém o calor emitido pelo Sol, elevando assim a temperatura do nosso planeta. O Efeito Estufa é um fenômeno benéfico, pois mantém estável e amena a temperatura da Terra, garantindo as condições ideais para a manutenção da vida. Já o Aquecimento Global é caracterizado por uma quantidade maior de gases estufa doque o planeta pode suportar, ocasionando um acúmulo desses gases na atmosfera, que causa o aumento da temperatura devido à retenção de calor.
Ultimamente, porém, outro fenômeno climático tem chamado a atenção dos cientistas: o Escurecimento Global.
Este consiste na diminuição da radiação solar recebida no planeta. Isso acontece novamente devido à poluição. Quando há a queima de carvão ou deoutros combustíveis, ocorre a liberação dos gases estufa, mas também a formação de fuligem, que devido à sua baixa massa sobem à atmosfera, agrupando-se nas nuvens. Quando a radiação solar encontra essas partículas de fuligem, ela é refletida de volta ao espaço, diminuindo assim a quantidade de radiação incidente no planeta.
O grande problema é que, se a situação se mantiver, o Aquecimento Globalavançará cada vez mais, causando cada vez mais tragédias. Agora, se o Aquecimento Global for contido, devemos nos preparar para enfrentar os problemas causados pelo Escurecimento Global, que igualmente trará tragédias a todas as formas de vida do planeta.



DESENVOLVIMENTO
O escurecimento global é a diminuição da quantidade de radiação que chega à superfície terrestre que, paradoxalmente,pode significar que o aquecimento global é muito mais ameaçador do que se pensava.
Muitas pesquisas foram publicadas nos anos 90 sobre o assunto e reportavam que os raios solares decaiam na Irlanda, que tanto a Antártida quanto o Ártico estavam ficando mais escuros e que a luz no Japão, a suposta terra do sol nascente, estava na verdade diminuindo.
Dados revelam que nos últimos 50 anos aquantidade média de radiação solar que atingiu o solo caiu em 3% a cada década. Apesar de parecer pequeno, implicam em conseqüências para as mudanças climáticas, energia solar e fotossíntese das plantas.
Outros estudos mostraram ainda que a radiação solar havia caído 10% nos EUA, cerca de 30% em partes da antiga União Soviética e 16% em partes das ilhas britânicas.
Apesar das últimas pesquisas sobreo assunto terem sido publicadas em revistas científicas há dois anos, o fenômeno continua nos céus esperando para que alguém o acompanhe atentamente.

Histórico
Em 1985, o pesquisador geográfico Atsumu Ohmura, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça, descobriu que os níveis de radiação solar haviam caído mais de 10% em três décadas. “Eu estava chocado. A diferença era tão grande que eu nãoconseguia acreditar”, disse.
Ohmura foi o primeiro cientista a publicar um estudo sobre o “escurecimento global”, em 1989. Claro, foi totalmente ignorado pela comunidade cientifica que andava se preocupando com o inverso – o aquecimento global.
Em 2001, o inglês Gerry Stanhill, em conjunto com Shabtai Cohen, publicou uma pesquisa que comparava os registros de raios solares em Israel nos anos50 com os atuais. O pesquisador observou uma impressionante queda de 22% dos raios solares, que o deixou surpreso. Intrigado, ele foi à busca de dados similares de outros pontos do mundo, e encontrou a mesma história em todo local que procurava.

Eles coletaram todas as evidências disponíveis e provaram que, em média, os registros mostravam que a quantidade de radiação solar que alcançava a...
tracking img