Escurecimento enzimárico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1388 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal de Goiás
Faculdade de Farmácia

Goiânia, 22 de agosto de 2011.

Escurecimento Enzimático

Introdução

Polifenoloxidases(EC. 1.14.18.1), PPO, conhecidas como tirosinases, cresolases, catecolases, difenolases e fenolases são enzimas intracelulares que ocorrem em plantas, animais e fungos [1,2]. Estas enzimas contém cobre no centro ativo e catalisam dois tipos dereações, ambas envolvendo oxigênio (catalisam reações de oxidorredução em que a própria PPO funciona como receptor de elétrons). A primeira reação corresponde à hidroxilação de monofenóis formando orto-difenóis e a segunda à oxidação de orto-difenóis formando orto-quinonas. As polifenoloxidases atuam sobre uma grande variedade de substratos. Cita-se p-cresol, tirosina e ácido p-cumárico como substratosmonofenólicos, enquanto catecol, diidroxifenilalanina e ácido clorogênico substratos difenólicos [3].
A cor é um dos fatores importantes que determina a qualidade em frutos “in natura”, polpas, sucos, néctares e etc. As polifenoloxidases estão envolvidas no escurecimento de frutas, vegetais, cereais e leguminosas. Muitos métodos têm sido utilizados numa tentativa de prevenir este indesejávelescurecimento enzimático [4,5,6]. Sabe-se que a pequena redução no pH pode diminuir em até 50% a atividade deste tipo de enzima.
Esta enzima pode participar de um grande número de reações oxidativas e de biodegradação, tais como mudança de cor, degradação da clorofila ou auxinas, oxidação de fenóis, oxidação do ácido indol acético, biossíntese da lignina, e muitos destes fatores também podem serassociados com flavour, cor, textura e qualidade nutricional dos alimentos [7,8].
De acordo com Gutterson [9] e Eskinet al [10] o ácido ascórbico destaca-se como inibidor do escurecimento, pelas vantagens que apresenta, pois além de ser uma vitamina, preserva o “flavor” dos alimentos e não tem ação corrosiva sobre os metais. As frutas e hortaliças devem, porém, ser tratadas com quantidades adequadas deácido ascórbico, caso contrário, a taxa da reação diminuirá apenas ligeiramente.
Uma característica da é sua alta resistência à desnaturação térmica [11,12]. Tal característica faz com que a inativação dessas enzimas por processos térmicos convencionais seja ineficaz, uma vez que o tratamento na temperatura de desnaturação das enzimas levaria ao comprometimento da textura e do sabor do produto.Objetivos

Analisar o efeito de agentes inibidores da atividade das enzimas polifenoloxidases.

Materiais
*
* Maçã
* Batata
* Béquer
* Pinça
* Placa de Petri
* Ácido cítrico 10% (pH 1,9)
* Bicarbonato de sódio 0,1% (pH8,5)
* Ácido ascórbico 5% e 1%
* Metabissulfito de sódio 1%
* Água fria
* Água quente

Métodos
Controle I:
Cortou-sefatias de maçã e batata. Colocou-se as fatias em um béquer com água fria. Após 60 segundos, retirou-se as fatias e as colocou-se em placas de Petri. Observou-se as fatias por 24 horas.

1º Procedimento - Efeito do tratamento térmico na atividade enzimática:

Colocou-se água fervente em dois béqueres, nos quais adicionou-se fatias de maçã e de batata, respectivamente. Após 1 minuto, retirou-se umafatia de maça e outra de batata, que foram colocadas em placas de Petri separadamente, previamente identificadas. Repetiu-se a mesma operação após 2 minutos e 5 minutos. Observou-se as fatias por 24 horas. Comparou-se com o controle I.

2º Procedimento - Efeito do pH na atividade enzimática:

Colocou-se ácido cítrico 10% (pH 1,9) em um béquer e mergulhou-se fatias de maçã e batata. Após 60segundos, retirou-se as fatias de maçã e batata. Colocou-se as fatias em placas de Petri, previamente identificadas. Realizou-se o mesmo procedimento usando como solução de tratamento o bicarbonato de sódio 0,1% (pH 8,5). Observou-se as fatias por 24 horas. Comparou-se com o controle I.

3º Procedimento - Efeito do ácido ascórbico na atividade enzimática:

Colocou-se ácido ascórbico 5% e...
tracking img