ESCULTURA

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCULTURA:
Criatividade de se expressar através da arte.

Andréa dos Santos Costa
Professora – Priscila Anversa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Artes Visuais (ART 0143) – Prática do Módulo IV
04/10/2014


RESUMO


Este trabalho tem por objetivo principal repassar que o homem criou/cria escultura não apenas para se servir utilitariamente, mas também paraexpressar seus sentimentos diante da vida, e mais ainda, para expressar sua visão do momento histórico em que viveu/vive. A criatividade, do homem para reproduzir escultura vem desde a Pré-História, transmitindo-nos sempre sentimento e reflexão, diante dos objetos e seres que foram criados através da reprodução de formas. A escultura é a arte que tem uma principal característica, e foi no Renascimento quea escultura se destacou e impressiona até os dias de hoje, pela beleza e perfeição. Por estar presente na vida humana desde os tempos antigos, esta arte é uma manifestação de culturas e através dela, possibilita-nos identificar alguns costumes dos povos.


Palavras-chave: Escultura. Criatividade. Arte.


1 INTRODUÇÃO

O presente estudo tem por objetivo apresentar a constante amplitude deconceitos e ideias sobre escultura. Essa história iniciou-se com os homens das cavernas, onde a imagem servia como amuleto, estabelecendo uma relação mágica, ou seja, sem nenhuma intenção decorativa. Arte em que uma época o conceito de escultura nem existia, tinha uma única função muito específica: a magia. Havia um produtor entre a realidade e a imagem, os desenhos feitos serviam como garantia deque aquele fato representado se tornaria realidade.

Nos dias de hoje olhando em nossa volta, constatamos que vivemos rodeados de uma enorme quantidade de objetos, seja em casa, no trabalho, na sala de aula ou nos mais diversos lugares. Se examinarmos esses objetos, verificaremos que todos eles foram feitos com uma determinada finalidade. Ao longo da história, o homem sempre produziuferramentas para facilitar seu trabalho ou para ajudá-lo a superar suas limitações físicas. Esculpir é a arte de criar formas significativas em três dimensões, não se limitando a uma categoria fixa de objetos ou a um conjunto de atividades específicas. A escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. O escultor produz uma escultura usando criatividade, sentimentos eideias. Ele cria volumes, formas e define espaços numa escultura.
 
Existem várias técnicas de trabalhar para a criação de um objeto e vários materiais se prestam a esta arte, uns mais permanentes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira. Esculpir é a arte de criar formas significativas em três dimensões, não se limitando a uma categoria fixa deobjetos ou a um conjunto de atividades específicas.  A arte é uma forma de expressão humana, que traduz em suas obras, os sentimentos de seu autor, seus pensamentos, sua época e sua história. Embora possa ser utilizado para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a quartadas artes clássicas. Assim como a da arte, a história da escultura é dividida em períodos e fases, de modo a facilitar o estudo e a comparação entre os diferentes movimentos artísticos.


2 DESENVOLVIMENTO

A escultura é considerada a terceira das artes plásticas, é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo, que vem surgindo desde a Pré-história até os diasde hoje, pois os homens das cavernas como amuleto, estabelecia-se uma relação mágica com a imagem, ou seja, sem nenhuma intenção decorativa, a arte, em uma época em que esse conceito nem existia, tinha uma função muito específica: a magia. Um exemplo a escultura de Vênus de Willendorf, uma pequena estatueta representando o corpo feminino com seios enormes e ventre abundantes simbolizava a...
tracking img