Escultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Modelagem

Na modelagem, as mãos do artista são o principal instrumento e os materiais mais comuns são a argila, a cera e o gesso. A modelagem nesses materiais é muito utilizada como um meio auxiliar do escultor para estudos prévios ou como base para as técnicas do vazado em metal, cimento ou plástico.
Para a modelagem em argila, o material é trabalhado ainda úmido e, dependendo da escala doobjeto a ser modelado, pode ser fixado sobre suportes de madeira, arame, borracha, cortiça ou qualquer outro material não absorvente. No caso em que a própria argila é o material final para a realização da escultura, se utilizam as técnicas cerâmicas de cozimento. Essa técnica era utilizada por muitas culturas antigas – tais como a Suméria e a Chinesa – na elaboração de esculturas de Terracota(terra cozida).

Entalhe

Considerada arte menor, a escultura em madeira oferece um desafio maior ao escultor para dar o naturalismo desejado à figuração, devido aos veios e nos da madeira e à precisão que deve ser trabalhada. Com isso, o uso do policromado (técnica de pintura à têmpera sobre base de gesso, aplicada na escultura em madeira) condicionou de forma decisiva a evolução da escultura emmadeira. Essa técnica foi muito utilizada no Barroco brasileiro na confecção do imaginário (santos do pau oco). A técnica da talha consiste no desgaste de um tronco de madeira através do uso de instrumentos como o cinzel, serras, foices, machados, isovela e brocas. Geralmente, a madeira é trabalhada a partir de um único tronco que tem seu interior esvaziado para evitar problemas com a umidade. Noacabamento final, a peça é lixada e polida.

A escolha da ferramenta a ser utilizada no entalhamento depende do material sobre o qual se esculpirá. No caso da pedra, os primeiros cortes de desbastes são feitos com instrumentos muito afiados. Depois desta fase, o escultor continua a obra, talhando e esculpindo.

Fundição

O primeiro passo na manufatura de uma escultura em metal fundido éa confecção de um modelo em argila da peça desejada. Como na técnica de moldagem, a partir da escultura em argila, será retirado um molde de gesso em tasselos. Este molde de gesso será, então, preenchido com cera, obtendo-se outra peça idêntica neste material, que poderá ser retocada, para corrigir algumas imperfeições derivadas do molde. A partir do modelo de cera, a escultura em metal seráconfeccionada através do método da cera perdida. Este método é o mais empregado, pois produz peças com desenhos complexos e melhor acabamento.
Depois de modelada em cera, a escultura será colocada num recipiente preenchido com gesso misturado a materiais refratários, que serão endurecidos e levados ao forno em alta temperatura. A cera derrete, e escorre para fora do gesso. Com isso, ganha-se ummolde interno da peça.
Em seguida, o metal líquido é vazado dentro deste molde, ocupando o lugar deixado pela cera. O gesso é dissolvido em uma lavagem a jato de água, revelando a peça com seus contornos. A escultura de metal passa, então, por um processo final de recorte e de acabamento.

Leocares

Leocares (em grego Λεωχάρης) foi um escultor grego, que viveu no século IV a.C., sendo ativoprincipalmente em Atenas entre 360 e 320 a.C., onde se encontraram várias bases de esculturas com seu nome gravado. Trabalhou na construção do mausoléu de Halicarnasso, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Ele também é tido como criador das seguintes obras:
* O Apolo Belvedere, guardado no Vaticano,(plano de fundo);
* A Diana de Versalhes, hoje no Louvre,
* O Zeus tonante dosMuseus Capitolinos,
* O grupo da Águia de Zeus raptando Ganimedes (Vaticano),
* As estátuas criselefantinas do Filipeion de Olímpia,
* O grupo da caça ao leão de Delfos, em colaboração con Lisipo.
* Uma estátua de Zeus e uma demos localizada no porto do Pireu à época de Pausânias (geógrafo)[1].
* Uma estátua de Apolo em Kerameikos.


Michelangelo

Michelangelo di...
tracking img