esculte zé ninguém

3690 palavras 15 páginas
AB-REAÇÃO: Termo introduzido por Freud e Josef Breuer em 1893, para definir um processo de descarga emocional que, liberando o afeto ligado lembrança de um trauma, anula seus efeitos patogênicos.

CASTRAÇAÕ: Termo derivado do latim castratio e surgido no fim do século XIV para designar a operação pela qual um homem ou um animal é privado de suas glândulas genitais, condição de sua reprodução. Sendo assim, é sinônimo do termo emasculação, mais recente, que o uso contemporâneo tende a privilegiar para designar a remoção real dos testículos. A palavra ovariectomia é empregada para designar a retirada dos ovários. Freud denominou complexo de castração o sentimento inconsciente de ameaça experimentado pela criança quando ela constata a diferença anatômica entre os sexos.

CATARSE: Palavra rega utilizada por Aristóteles para designar o processo de purgação ou eliminação das paixões que se produz no espectador quando, no teatro, ele assiste à representação de uma tragédia. O termo foi retomado por Freud e Josef Breuer, que, nos Estudos sobre a histeria, chamam de método catártico o procedimento terapêutico pelo qual um sujeito consegue eliminar seus afetos patogênicos e então ab-reagi-los, revivendo os acontecimentos traumáticos a que eles estão ligados.

CHISTE: Após A interpretação dos sonhos e a Psicopatologia da vida cotidiana, Os chistes e sua relação com o inconsciente foi a terceira grande obra de Freud dedicada à elaboração de uma nova teoria do inconsciente. Foi preciso completá-la com os Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. Redigido na mesma época e publicado no mesmo ano, esse quarto livro acrescentou ao edifício freudiano uma nova doutrina da sexualidade e trouxe para a questão do chiste um esclarecimento essencial, porquanto sublinhou o aspecto infantil ou polimorfo da sexualidade humana que é encontrado nos jogos de linguagem.

COMPULSÃO: Repetição, compulsão à.

COMPLEXO: Termo criado para designar fragmentos soltos de personalidade ou

Relacionados

  • Frases.
    9932 palavras | 40 páginas