Escrizofenia

948 palavras 4 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE I

CAMPINAS, 02 DE ABRIL DE 2012

CURSO DE DIREITO
TRABALHO DE PSICOLOGIA FORENSE

1 Funções Mentais seus significados:
1.1 Sensações: Didaticamente, pode-se pensar na sensação como a operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. Essas informações permitem ao cérebro compor uma imagem mental correspondente a elas.
1.2 Percepções: Realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação Kaplan e Sadock (1993, p.237) definem percepções como um “processo de transferência de estimulação física em informações psicológica; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência”.
1.3 Pensamentos: O pensamento é “a atividade mental associada com o processamento, a compreensão e a comunicação de informação” (MYERS, 1999, p. 216) e compreende atividades mentais como raciocinar, resolver problemas e formar conceitos.
1.4 Emoções: Kaplan e Sadock (1993, p. 230) conceituam emoção como “um complexo estado de sentimentos, com componentes somáticos, psíquicos e comportamentais, relacionados ao efeito e ao humor” existem vários tipos de emoções Damásio (2004, p. 54) denomina de “emoções sociais” as seguintes: simpatia, compaixão, embaraça, vergonha, culpa, orgulho, ciúme, inveja, gratidão, admiração, espanto, indignação e desprezo. Todas podem estar presentes na gênese, na manutenção e no agravamento de conflitos.
Damásio também distingue outro conjunto de emoções, que ele denomina “Emoções de fundo” representativas de estados corporais e mentais: felicidade, tristeza, bem-estar, mal-estar (Damásio, 2000, p.74).

2 Funções mentais perante o laudo:
2.1 Sensações: a separação dos pais e logo depois o falecimento do seu pai, com isso ele teve uma carência afetiva que começou a desencadear a sua doença;
2.2 Percepções: de começo ele negava a sua doença, depois ele entra em contradição falando que

Relacionados