Escritoresda liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1236 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escritores Da liberDade
No filme, a professora Erin Gruwell assume uma turma de alunos problemáticos de uma escola que não está nem um pouco disposta a investir ou mesmo acreditar naqueles garotos. 

No começo a relação da professora com os alunos não é muito boa. A professora é vista como representante do domínio dos brancos nos Estados Unidos. Suas iniciativas para conseguir quebrar asbarreiras encontradas na sala de aula vão aos poucos resultando em frustações.

Apesar de muitas vezes apresentar desânimos nas chances de um resultado positivo no trabalho com aquele grupo, Erin não desiste, levanta a cabeça e segue em frente.

Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e das demais professoras, ela acredita que há possibilidades de superar as mazelas sociais e étnicasali existentes. Para isso cria um projeto de leitura e escrita, iniciada com o livro " O diário de Anne Frank" em que os alunos poderão registrar em cadernos personalizados o que quiserem sobre suas vidas.

Ao criar um elo de contato com o mundo Erin fornece aos alunos um elemento real de comunicação que permite ao mesmo se libertarem de seus medos, anseios, aflições e inseguranças.

Erinconsegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceito podem afetar a todos independente da cor, da pele, da origem étnica, da religião etc.

Análise do filme “Escritores da Liberdade” 
O filme foi baseado em fatos reais relatados no livro “The Freedom Writers Diaries” de Erin Gruewell e seus alunos, e narra a história da professora iniciante, ao se deparar com umaescola com problemas como intolerância racial e violência. 
  Ao primeiro contato com a turma, Erin percebe que a realidade com a qual ira lidar é bem diferente de suas expectativas: atrito e divisões entre os alunos, menosprezo dos mesmos em relação a aprendizagem e seu método de ensino, além de um sistema docente ineficaz. Esses jovens têm perspectivas marcadas pelas dificuldades típicas doambiente em que se encontram e que acabam sendo refletidas em seus atos e influenciando suas percepções morais e sociais. Os confrontos étnicos e o preconceito entre as gangues presenciados no filme são decorrentes de um histórico de conflitos socioculturais que afetaram direta ou indiretamente o ambiente social desses jovens, onde as minorias étnicas buscam espaço e respeito, diante da configuração dasociedade norte-americana, em que segregações étnicas ainda são evidentes.
  A professora então utiliza um novo meio para criar um canal de comunicação com seus alunos, empregando conhecimentos cotidianos desses estudantes tais como, como música e leitura, além de analogias entre fatos históricos, como o holocausto, e as experiências sociais e familiares vivida por eles. Erin apresenta aos alunos“O diário de Anne Frank”, e após a leitura propõem a eles escreverem seu próprio diário, relatando seus pensamentos, opiniões, experiências. Os conhecimentos recém-adquiridos se tornam objetos de identificação dos alunos e ampliam seu interesse em novas descober

                                 "ESCRITORES DA LIBERDADE": 
                                          breves considerações 

       O filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007) aborda, de uma forma comovente e instigante, o desafio da educação em um contexto social problemático e violento. Tal filme se inicia com uma jovem professora, Erin (interpretada por Hilary Swank), que entra como novata em uma instituição de "ensino médio", a fim de lecionar Língua Inglesa e Literatura para uma turma de adolescentesconsiderados "turbulentos", inclusive envolvidos com gangues.

          Ao perceber os grandes problemas enfrentados por tais estudantes, a professora Erin resolve adotar novos métodos de ensino, ainda que sem a concordância da diretora do colégio. Para isso, a educadora entregou aos seus alunos um caderno para que escrevessem, diariamente, sobre aspectos de suas próprias vidas, desde...
tracking img