Escritores gauchos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escritores Gaúchos:
Cyro Martins




Agosto-2012
Caxias do Sul-RS

Introdução:
Nosso trabalho tem o propósito de relatar a vida do escritor gaúcho Cyro Martins. Com a presença dabiografia, imagens do escritor,algumas obras e um breve resumo.





















Biografia:
Cyro dos Santos Martins nasceu em cinco de agosto de 1908, em Quarai, Rio Grande do Sul,filho de Apolinário e Felícia dos Santos Martins. Em 1917 freqüenta o Colégio Municipal e recebe aulas do professor Caravaca, personagem em Rodeio e O professor. Em 1920 deixa a Campanha e vem para ointernato do então Ginásio Anchieta, em Porto Alegre, vivência imortalizada em Um menino vai para o colégio.
Escreve seus primeiros artigos e contos aos quinze anos. Em 1928, com dezenove anos,ingressa na Faculdade de Medicina de Porto Alegre. Retorna a Quarai, em 1934, já formado, para fazer a "prática da medicina", como dizia, sobretudo nos bairros e vilas da cidade. Nesse mesmo ano estréiacom Campo fora (contos), 


Principais Obras:
A trilogia do gaúcho a pé: Sem rumo (1937); Porteira fechada (1944); Estrada nova (1954).
Outras obras: Campo fora (1934); Um menino vai para ocolégio (1942); Sombras na correnteza (1979); O príncipe da vila (1982); Gaúchos no Obelisco (1984);Páginas Soltas(1994).


Páginas Soltas(1994)
Neste livro, em uma linguagem solta, sem os obstáculos eos compromissos da crítica literária de costume, Cyro Martins faz um depoimento muito pessoal das suas preferências culturais. Então surgem questões: Por que as pessoas colocam quadros nas paredes?Que tem isso a ver com suas vidas, com o seu dia-a-dia? Questões como estas permitem com que Cyro Martins viaje pelos caminhos do inconsciente para conseguir respondê-las.O livro se trata do próprioautor.
 

Conclusão:
Como vimos, este trabalho é resultado de uma pesquisa que ao decorrer das análises exigiu muita reflexão.
Uma das mais importantes vantagens foi o conhecimento que tivemos...
tracking img