Escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
4. SISTEMA TEGUMENTAR


O tegumento humano, mais conhecido como Cútis ou pele, é constituída por duas membranas que se justapõem e aderem intimamente e que são a epiderme (por fora) e a derme ou cório (por dentro).

4.1. FUNÇÕES DA PELE
a) Regulação da temperatura corporal, pelo fluxo sanguíneo e pelo suor.
b) Proteção, barreira física, infecções, desidratação e radiação UV.c) Sensibilidade, através de terminações nervosas receptoras de tato, pressão, calor e dor.
d) Excreção, de água e sais minerais, componentes da transpiração.
e) Imunidade, células epidérmicas são importantes para a imunidade.
f) Síntese de vitamina D, em função à exposição aos raios UV.
g) Absorção de substâncias, principalmente gordurosa, como hormônios, vitaminas emedicamentos.
 
No adulto a área total de pele corresponde a aproximadamente 2m², apresentando espessura variável (1 a 4 mm) conforme a região: é mais espessa, por exemplo, nas superfícies dorsais e extensoras do corpo do que nas ventrais e flexoras. As áreas de pressão, como a palma das mãos e a planta dos pés, apresentam pele mais espessa; já nas pálpebras ela é muito fina. O fator etáriotambém condiciona a espessura da pele, mais delgada na infância do que na velhice. A distensibilidade é outra das características da pele que também varia de região para região: muito distensível no dorso da mão, por exemplo, na palma da mão ela o é muito pouco. A elasticidade, por outro lado, também diminui com a idade.
[pic]

4.1.1. Camadas da pele

Epiderme:

Constituídapredominantemente por células dispostas em camadas, sendo a camada externa da pele. Delgada túnica superficial derivada do ectoderma embrionário, formada por várias camadas de células achatadas (epitélio pavimentoso estratificado). A camada mais periférica da epiderme é constituída por células mais resistentes, queratinizadas, as quais se acham em constante descamação, sendo substituídas pelassubjacentes, do que decorre constante renovação.Nesta camada estão também os melanócitos, responsáveis pela secreção de melanina, que é o principal protetor do organismo contra radiações solares e é a substância que da coloração à pele.Nela também se encontram as células responsáveis pelo tato e células que fazem parte do sistema imunológico.As células desta região tem um ciclo de vida de cerca de 15à 20 dias.


Derme ou cório :


Do latim corium = couro, significando membrana espessa.
Constituída de tecido conjuntivo (mesodérmico) denso. Na palma e planta a derme é percorrida por cristas e sulcos, utilizáveis para identificação individual através das impressões (papiloscopia ou dactiloscopia).
É na derme que encontramos a raiz  dos pelos e a maioria dasglândulas anexas a ainda é aqui que termina pelo menos uma das extremidades das fibras musculares dos músculos cutâneos da cabeça, pescoço, palma, dartos escrotal e grandes lábios, músculo aréolo-papilar da mama e eretores dos pelos. A derme é rica em fibras colágenas e elásticas que conferem à pele sua capacidade de distender-se quando tracionada, voltando ao estado original desde que cesse a tração.Composta de fibras de sustentação de colágeno e elásticas e nela estão vasos sanguíneos e linfáticos, além de filetes nervosos. Ao redor dos vasos sanguíneos dérmicos, encontram-se alguns elementos de defesa da pele que são:

- Linfócitos;
- Mastócitos;
- Macrófagos perivasculares;
- Outras células perivasculares com função semelhante à dos macrófagos.


Tela subcutânea ou tecido celularsubcutâneo (TCSC), encontrada profundamente à  derme, formado por tecido conjuntivo frouxo (areolar) e gordura (panículo adiposo). Permite o deslizamento da pele sobre os planos subjacentes, oferece proteção (amortecedor) e constitui-se em verdadeiro sistema de armazenamento de gordura (energia). Em alguns locais o TCSC é exíguo ou inexistente, como nas pálpebras, pavilhão da orelha, prepúcio,...
tracking img