Escrever-e-preciso-mario-osorio-marques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escrever é preciso: o princípio da pesquisa é um livro do saudoso professor Mario Osorio Marques (...) me deparando com as dificuldades enfrentadas pelos alunos, tanto da graduação, como dapós-graduação, para deixar-se levar pelo ato da escrita, volto aos ensinamentos de Mário Osório. Ele entendia o ato de escrever como um ato inaugural, cujo maior desafio é começar. Depois disso, é deixarassunto puxar assunto, conversa puxar conversa, escrever puxar assuntos que puxam o reescrever. E assim escreve-se para pensar e para saber buscar novas leituras.
No entanto, nossos alunos não forampreparados para adentrar nessa fluidez. Ao longo de todo seu processo formativo ficaram amarrados às práticas repetitivas, ao que os autores dizem em seus livros e artigos (as famosas resenhas e resumos!),que acabam sendo, na maioria das vezes cópias das ideias desses autores. Onde fica a autoria de nossos alunos? Quando solicitados a escrever uma reflexão sobre uma ideia, uma questão polêmica, umconceito, um fato, não conseguem se desprender dessas amarras históricas, ou então, o máximo que conseguem é um pequeno parágrafo, muito tímido, que expressa mais o medo de se mostrar e se deixar perceberpelo outro do que as ideias, os argumentos, as relações que constroi.
Considero essa limitação problemática nos alunos de graduação, mas mais ainda nos alunos de pós-graduação, pois têm pela frentea escrita de uma dissertação ou de uma tese - como escrevê-las se ainda estão amarrados aos autores que lêem? Como se desvincular deles para transformar a escrita num ato inaugural e no princípio dapesquisa? Estamos investindo nisso - um grande desafio pela frente!
Sugiro a todos a leitura do livro de Mario Osorio Marques
Publicado em 5 de Abril de 2011, por Maria Helena Bonilla  - Umcomentário  - Adaptado
Fonte: http://redesocial.unifreire.org/bonilla/blog/escrever-e-preciso 
Posted 27th April by Helena 

Resenha Do Livro Escrever É Preciso
LIVRO ESCREVER É PRECISOUNIVERSIDADE...
tracking img