Escreva certo (c) ou errado (e)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÔES
Para todas as questões (de 1 a 30), escreva certo (C) ou errado (E)
É essencial que as autoridades revejam as providências referentes ao tratamento e à custódia de todos os presos, a fimde assegurar que os mesmos sejam tratados com humanidade e em conformidade com a legislação brasileira e o conjunto de princípios da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre proteção de todo indivíduosob qualquer forma de detenção ou reclusão, as regras mínimas da ONU sobre o tratamento de prisioneiros e o artigo 10 do Acordo Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos (ICCPR), que reza quetodo indivíduo privado de liberdade deve ser tratado com humanidade e respeito pela dignidade inerente à pessoa humana.
Anistia Internacional. Tortura e maus-tratos no Brasil, 2001, p. 72 (comadaptações).
Tendo o texto acima por referência e considerando o tema por ele tratado, julgue os itens seguintes.
1. ( ) Como o texto se refere a várias ações, seria gramaticalmente correto substituir “Éessencial” por “São essenciais”.
2. ( ) A eliminação do termo referencial “os mesmos” prejudicaria a coerência do texto.
3. ( ) O verbo rezar tem várias acepções e a forma “reza” está sendoutilizada no texto com o sentido de: contém escrito, encerra, prescreve, preceitua, determina.
4. ( ) A expressão “dignidade inerente à pessoa humana” pode ser interpretada como: qualquer pessoa, pelosimples fato de se tratar de um ser humano, possui valor essencial e intrínseco que exige e merece respeito.
5. ( ) A lei brasileira, como a de quase todos os países, não aplica o conceito de direitoshumanos a prisioneiros que tenham cometido crimes violentos.
6. ( ) Na tentativa de reverter os crescentes níveis de violência dos dias de hoje, o sistema penitenciário brasileiro está sendo modernizadoe já é considerado modelo, uma vez que oferece altos níveis de segurança e conforto para os detentos.
Falar em direitos humanos no Brasil é falar de lutas sociais que se desenrolam em uma...
tracking img