Escreva bem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Visão geral

Apresentação da disciplina:
Espaço destinado ao desenvolvimento de temas atuais, propiciando uma formação continuada desde o processo acadêmico, como espaço de inserção de temas pertinentes e necessários a formação do educador reflexivo.
Objetivo da Disciplina
Refletir sobre temática atuais da educação.
Refletir sobre a práxis educacional.
Situar-se no contexto de temas atuaisda educação brasileira.
Compreender a necessidade e importância de se interar de temáticas atuais para a formação do professor.
Conteúdo Programático:

Temáticas atuais da educação brasileira: teoria e prática.
O professor no contexto da educação brasileira.
Formação inicial e continuada
O professor reflexivo.
Metodologia:
Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serãodesenvolvidos por meio das Tele-Aulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), Aula Atividade por Chat para aprofundamento e reflexão e Web Aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação emFórum, atividades práticas e estudos independentes (auto estudo) além do Material do Impresso por disciplina.
Avaliação Prevista:
O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a tele-aula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial embasada em todo o material didático, tele-aula e web aula dadisciplina.
WEB-AULA 1
Conceituando o trabalho do pedagogo nas instituições de ensino escolar
Olá pessoal! Falar sobre as atribuições do Pedagogo favorece a ampliação de discussões sobre a importância de participação desse profissional na organização do trabalho pedagógico, em espaços educativos. Essa discussão deve favorecer o entendimento de que diretor, pedagogos, professores, funcionários,alunos, pais/responsáveis pelo aluno e representantes da comunidade, imbuídos de um mesmo propósito, devam valorizar a participação de todos nas atividades escolares.
Assim, resumidamente, podemos considerar a organização do trabalho como um processo dinâmico a ser construído coletivamente, com liberdade e não sob pressão formal/legal, autoritária ou arbitrária. Porém, cabe lembrar que algunsprocessos chamados participativos ainda não garantem o compartilhamento das decisões e do poder, sendo o discurso, por vezes, uma configuração do mecanismo legitimador de decisões já tomadas centralmente. Diante do exposto, a discussão surge como possibilidade de um outro olhar “problematizador”, sobre a dinâmica escolar.
Para iniciar nossa reflexão, sugiro pesquisarmos sobre os Princípios da gestãocolegiada no espaço escolar.
Pensar na gestão democrática da escola pública implica na possibilidade de organicamente entendê-la como espaço de contradições, pois ao mesmo tempo em que reproduz a ideologia do capital fundamentada nas relações sociais, políticas, econômicas e culturais, procura oferecer condições de emancipação humana. Prais (1994) argumenta que a escola, ao ser entendida comoinstituição social, espaço de mediação entre sujeito e sociedade, apresenta como função a democratização dos conhecimentos produzidos historicamente pela humanidade. Tal princípio possibilita o entendimento do conhecimento como fonte para efetivação de um processo de emancipação humana e, por conseguinte – transformação social.
A política da Gestão Democrática, implantada no sistema de ensino com aConstituição de 1988, reforçou o caráter público e democrático da escola como uma instância viva de participação da comunidade nas decisões. Desse modo, com a aprovação da LDB 9394/96, concretizou-se legalmente a tentativa de implementação de um trabalho pedagógico articulado, com o objetivo de tornar possível a elaboração de um projeto educacional que vincule as ações dos profissionais da...
tracking img