Escravos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os negros trazidos para o espaço colonial sofriam um grande número de abusos. A dura rotina de trabalho era geralmente marcada por longas jornadas e a realização de tarefas que exigiam um grandeesforço físico. Dessa forma, principalmente nas grandes propriedades, observava-se que o tempo de vida de um escravo não ultrapassava o prazo de uma década.
Quando não se submetiam às tarefas impostas,os escravos eram severamente punidos pelos feitores, que organizavam o trabalho e evitavam a realização de fugas. Quando pegos infringindo alguma norma, os escravos eram amarrados no tronco e açoitadoscom um chicote que abria feridas na pele e em casos mais severos, as punições poderiam incluir a mutilação, a castração ou a amputação de alguma parte do corpo.
Mas a população negra também geravaformas de resistência que iam contra o sistema escravista. Não raro, alguns escravos organizavam episódios de sabotagem que prejudicavam a produção de alguma fazenda. Em outros casos, tomados pelochamado “banzo”, os escravos adentravam um profundo estado de inapetência que poderia levá-los à morte.
Não suportando a dureza do trabalho ou a perda dos laços afetivos e culturais de sua terra natal,muitos negros preferiam atentar contra a própria vida. Nesse mesmo tipo de ação de resistência, algumas escravas grávidas buscavam o preparo de ervas com propriedades abortivas. Além disso,era comum osescravos terem planejamentos de emboscadas para assassinar os feitores e senhores de engenho.
As manifestações culturais dos negros também indicavam outra prática de resistência. A associação dosorixás com santos católicos, a comida, as lutas e as atividades musicais eram outras formas de se preservar alguns dos vínculos e costumes de origem africana. Com o passar do tempo, vários itens dacultura negra se consolidaram na formação cultural do povo brasileiro.
Os quilombos foram a estratégia de resistência que melhor representou a luta contra a ordem escravocrata. Ao organizarem suas...
tracking img