Escr. jap-cor

2620 palavras 11 páginas
escr. As Escritas Coreana e Japonesa: Dois Caminhos Tradutórios
Yun Jung Im

Resumo: Por muito tempo, os coreanos e os japoneses tiveram a escrita chinesa como a única forma de documentação, instrução, educação, enfim, da cultura letrada. Visto de outro ângulo, os coreanos e os japoneses, falantes de duas línguas ural-altaicas, eram obrigados a escreverem em outra língua, da família sino-tibetana. É desse descompasso que ambos acabarão por desenvolver as suas próprias escritas tendo como ponto de partida a chinesa, processo no qual são revelados modos diferentes de lidar com essa diferença, dando, inclusive, margem a ricos ensaios em estudos culturais. Palavras-chave: Alfabeto coreano, silabário japonês, ideograma chinês, tradução.

INTRODUÇÃO
Parto da premissa de que a abordagem da tradução pode ser tão ampla quanto o alcance da imaginação. Assim, proponho considerar as escritas coreana e japonesa como duas formas distintas de tradução tendo como a escrita-fonte a chinesa, uma vez que as duas revelam dois caminhos distintos de trazer a escrita chinesa para sua realidade. Algumas das características da escrita chinesa já são amplamente conhecidas: que é formada por ideo-gramas, picto-gramas e combinação entre eles (embora em muitos casos tanto os ideogramas quanto os pictogramas possam ser usados basicamento pelo seu valor sonoro); que, por não se tratar de uma representação do som, não há uma tabela de correspondência fonética, exigindo que o leitor conheça a leitura exata dos ideogramas um a um; que é tonal, possuindo 4 tons distintivos.

139

Por muito tempo, tanto os coreanos quanto os japoneses tiveram essa escrita “importada” como a única forma de documentação, instrução, educação, enfim, da cultura letrada, e é de se esperar que tenha sido exclusividade da classe nobre masculina. Visto de outro ângulo, os coreanos e os japoneses, falantes de duas línguas ural-altaicas, eram obrigados a escrever em outra língua, da família sinotibetana. É desse

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Compreender O Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • Compreender o Behaviorismo William Baum
    157092 palavras | 629 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas