ESCOVAS ORTODONTICAS

563 palavras 3 páginas
Escovas ortodônticas

PARA QUE SERVE E OBJETIVOS:
No caso dos pacientes que utilizam aparelho fixo para corrigir problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da mordida, a higienização bucal é fundamental também para garantir que o tratamento ortodôntico não seja prejudicado ou interrompido pelo desenvolvimento de problemas bucais em geral. Por outro lado, esses pacientes costumam ter maior dificuldade para realizar a limpeza. Isso porque a presença dos bráquetes (peças coladas no dente), bandas( peças cimentadas no dente) e do fio ortodôntico facilitam a retenção de restos alimentares provocando um maior acúmulo de placas bacterianas. A falta de higiene bucal faz com que faz com que ela se torne espessa e de difícil remoção.
É verdade que o aparelho ortodôntico fixo mancha os dentes?
Não. O que pode acontecer é a falta de higiene do paciente provocar um acúmulo de placa bacteriana, principalmente ao redor dos braquetes (peças coladas nos dentes).Como a placa concentra restos alimentares e microrganismos vivos, vai haver uma deterioração da superfície do esmalte, provocando manchas brancas ou marrons e, posteriormente, cáries.

MODELOS DE ESCOVAS ORTODÔNTICAS:
No geral, o kit de higienização bucal comum é suficiente para garantir a saúde bucal, e a prática torna a atividade bem mais fácil ao longo das semanas. Mas para pacientes que possuem uma dificuldade maior, existe uma série de produtos desenvolvidos especialmente para auxiliar na rotina diária de limpeza do aparelho ortodôntico. Alguns desses produtos são as escovas interdentais, as escovas ortodônticas, os passa-fio e fios dentais de espessuras especiais.
Qual a escova dental recomendada?
A escova dental apropriada é aquela com cerdas arredondadas e macias. Existem no mercado escovas dentais próprias para a higiene do aparelho fixo, com pequenos tufos (unitufo, bitufo), com cerdas recortadas em forma de “v” para facilitar na limpeza dos braquetes e as com duas fileiras de cerdas (“sulcus”).

Relacionados