ESCORREGAMENTOS EM ENCOSTAS: MEDIDAS PREVENTIVAS E PERICIAIS PARA ELIMINAÇÃO DE OCORRÊNCIAS E REDUÇÃO DE RISCOS

1272 palavras 6 páginas
CASE – ESCORREGAMENTOS EM ENCOSTAS: MEDIDAS PREVENTIVAS E
PERICIAIS PARA ELIMINAÇÃO DE OCORRÊNCIAS E REDUÇÃO DE RISCOS ¹
Pedro Guimarães Muniz ²
Cristiano Jorge ³

1 DESCRIÇÃO DO CASO
Uma empresa de engenharia, especializada em Geologia e Geotecnia, foi contratada pelo governo federal para investigar as causas e consequências dos escorregamentos nas áreas atingidas e naquelas potenciais de sofrer o mesmo destino, bem como desenvolver soluções preventivas de engenharia para evitar reincidências nos mesmos locais e ocorrências em outras áreas.
Como profissional desta empresa, algumas tarefas foram designadas a você, visando contribuir para a elaboração do relatório executivo que a empresa deverá apresentar aos seus clientes. 2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO
No estudo do caso, iremos trabalhar na solução dos deslizamentos de terra, visando desde os pontos técnicos até a educação para a preservação ambiental. Logo, em nosso convívio, apontando fatos semelhantes ocorridos ao redor do mundo.
O objetivo do caso é apresentar fatos, demonstrando suas possíveis soluções com embasamento técnico, envolvendo a educação ambiental para o cidadão. Isso por formas cientifica, estudadas na área da geologia. Há diversas variáveis, como exemplo, o movimento de massa, escoamento superficial das precipitações, as infiltrações e até o estudo dos solos.
Todavia, serão apresentadas as variáveis que possam nos dar uma visão mais critica nos ocasionando a uma “solução”.

¹ Case apresentado à disciplina de Geologia, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco – UNDB.
² Aluno do 4º Período, do Curso de Engenharia Civil, da UNDB.
³ Professor da matéria.

3 IDENTIFICAÇÃO DAS VARIÁVEIS
É valido ressaltar que desde os primórdios, sempre houve os deslizamentos de terra.
Sobretudo, a população tem um crescimento proporcional à idade do mundo, sendo assim, a interferência do homem chega a ter uma grande influencia neste contexto dos movimentos de massa. Serão

Relacionados